Como dar aulas de reforço de forma eficaz?

 

A profissão de professor particular de reforço é uma das mais comuns, entre universitários de cursos voltados a formação de professores.

Isso porque, alunos do ensino regular, eventualmente têm mais dificuldade em uma ou outra matéria. Em especial, Matemática e Português, aquelas que são mais cobradas em exames, justamente por serem as principais em nosso dia a dia.

Contudo, muitas vezes, os alunos de aulas de reforço não têm resultados eficazes, para além da data das provas nas quais precisam aplicar o conteúdo decorado.

Isso é, esses alunos não aprendem de fato, mas aprendem a decorar. Isso é uma abordagem possível. Mas não é a única.

Um professor de reforço pode ser, também, um profissional que desperta seu estudante para a matéria, e faz eles valorizar e aprender aquele conteúdo, de fato.

Quer saber como você pode ser esse professor? Veja nossas dicas, e dê aulas únicas!

 

Você pode Gostar Também:

1.      Crie vínculos com seu aluno

Para você dar aulas de forma eficaz, você precisa criar vínculos com os alunos. Em uma sala com 30 estudantes, será difícil.

Nesse sentido, o professor particular tem uma grande vantagem: ele tem apenas 1 aluno.

E por que o professor particular deve criar vínculos?

Primeiro, porque ele precisa motivar seu aluno a se interessar. Segundo, ele precisa descobrir o quais são os interesses desse aluno, e a partir deles, relacionar a matéria a ser ensinada.

Quando a aula parece uma “conversa entre amigos”, o ensino fica mais interessante, o conteúdo mais fácil de ser aprendido.

 

2.      Mude as metodologias

Não faça a aula particular ser uma aula regular. Isso é, não faça o que o professor de sala de aula faz, porque isso não deu certo (tanto é que você foi chamado para ajudar, nesse sentido).

Logo, é preciso pensar novas formas de falar sobre aquele conteúdo. Pode ser usando uma linguagem informal, pode ser criando conexões diferentes, pode ser por meio de fórmulas e exercícios de repetição.

O importante é inovar. Se você fizer o mesmo que o professor de sala, os resultados continuarão insatisfatórios.

 

3.      Defina os objetivos da sua aula

Saiba o porquê de o aluno estar tendo aquelas aulas de reforço com você. Isso vai auxiliar você, na hora de criar uma metodologia de ensino para o estudante.

Mesmo se o objetivo for, simplesmente, decorar uma fórmula ou conteúdo, você precisa ter uma metodologia diferenciada, pois nem mesmo o “decorar o conteúdo” funcionou para aquele aluno, na escola regular.

Além disso, descubra se as provas estão entre os objetivos daquela aula, e inclua elas no seu planejamento. Se elas estiverem, você precisa pensar em métodos rápidos.

 

4.      Respeite o tempo do estudante

Por mais que o objetivo seja aprender o conteúdo com rapidez, para as provas, você precisa respeitar o tempo do estudante.

Não apresse a matéria, não comece uma etapa seguinte, sem ter a anterior concluída satisfatoriamente… O aluno e suas questões particulares, são o foco da aula.

Então, faça no ritmo dele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.