Como definir o público-alvo de uma empresa em 6 etapas

 

Uma das maiores dificuldades de empreendedores é na definição de seu público-alvo. Pode parecer algo simples, afinal, você conhece pessoas que precisam de seu produto, não é verdade?

O fato, contudo, é que na verdade você não conhece, até que tenha feito um trabalho de pesquisa de mercado e definição de persona de empresa PROFUNDO.

Conhecer seus públicos-alvo é a essência do marketing.

O que vemos como demanda, no caso de empresas consolidadas é o resultado das pesquisas de mercado. E o trabalho de identificação de público-alvo é tão profundo que – Surpresa! – a relação empresa-consumidor parece natural.

Mas acredite não é. A definição de um público-alvo passa por algumas etapas que, de forma geral, podem ser categorizadas em 6 etapas. Você sabe quais são elas?

Confira no nosso artigo, e aprenda o focar nas pessoas certas da forma certa!

 

1.      Pesquise o mercado

A primeira coisa que você precisa ter em mente é o mercado. Não basta pensar no seu produto isolado da sociedade. O foco de um planejamento de marketing é identificar o que o público quer.

Logo, o primeiro passo para empreender é fazer uma pesquisa de mercado profunda. Pesquisar o mercado significa conhecer as demandas do público, as lacunas e críticas de marcas consolidadas, valores e crenças dos grupos de interesse.

 

2.      Conheça seu produto

Depois de fazer uma pesquisa de mercado profunda, você precisa conhecer seu produto. Você talvez o conheça, por ser o criador. Mas será que você conhece todas as dimensões dele?

Mais do que isso: ele atende às demandas dos mercados consumidores? Ele está de acordo com aquilo que sua pesquisa de mercado revelou?

As respostas dessas perguntas são a chave das portas do marketing.

 

3.      Segmente o mercado

Depois de conhecer o mercado e o produto, é preciso conhecer os segmentos ou grupos de interesse. Um segmento é diferente de um nicho.

Um nicho de mercado é a área mais geral do consumo, o segmento é específico, e pode ser definido por traços identitários, como gênero, faixa etária, religião, nacionalidade…

Por exemplo no nicho “surf”, há grupos de interesse variados “surfistas infantis”, “surfistas amadores” “surfistas +65” entre outros.

Os segmentos definem a produção do bem de consumo e as estratégias de marketing dele.

4.      Identifique as questões de cada segmento

Para você definir estratégias de marketing, primeiro, você precisa definir questões e demandas que atravessam cada segmento.

O que motiva o consumo de um grupo de interesse, mas não motiva outro? Quais são os valores e crenças de cada grupo? Quais são os medos e preconceitos de cada grupo?

 

5.      Selecione o segmento alvo

Aqui você define qual é o segmento que você quer focar. Defina o público-alvo de cada produto, e então, comece a fazer o planejamento de marketing.

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