Como desenvolver a oralidade em aulas de português?

Uma das habilidades de maior importância na comunicação interpessoal é a oralidade. Pessoas leigas acham que, como nascemos no Brasil, não precisamos estudar oralidade – afinal, aprendemos a falar, não é?

Contudo, esse é um erro crasso – e aqui não estamos pensando no caso de pessoas surda não oralizadas. Por quê?

Primeiro, porque estudamos oralidade em cursos de Letras. Vale lembrar: não falamos como escrevemos e, às vezes, nossa fala esconde sentidos implícitos, e em outras, usamos recursos extraverbais para nos comunicar.

Segundo, porque a oralidade reflete as variantes linguísticas de uma língua; logo, não basta saber falar. É preciso saber  sobre outras formas de português, seja ela de pessoas de outras épocas ou países.

Terceiro, existem gêneros textuais orais que são ensinados. Vale lembrar que antigamente existia uma matéria, principalmente em cursos de Direito, chamada Oratória – isso é, a arte de falar bem.

Logo, como a oralidade pode ser trabalhada em sala de aula? Veja nossas dicas.

 

1.     Aposte nos seminários

Seminários são apresentações orais, produzidas pelos alunos. É uma tradição na escola, digamos assim.

Entretanto, poucas vezes a postura do estudante no seminário é avaliada e trabalhada pelo professor. Isso leva os alunos a cometerem problemas como o uso de palavrões, a fala em voz baixa, a fala sem coerência.

Logo, cabe aos professores ensinarem aos alunos sobre como eles podem se expressar oralmente, para falar de um trabalho é um assunto.

 

2.     Aulas de teatro

O teatro é uma forma de arte que se utiliza de múltiplas habilidades, dentre elas a expressão vocal. Entretanto, a expressão corporal também aparece. E o conjunto entre voz e corpo produz um terceiro formato de mensagem.

O professor de teatro deve trabalhar com todas essas possibilidades. Inclusive, para ensinar os alunos a avaliar esses recursos, seja na TV, seja na comunicação com outras pessoas.

Vale lembrarmos: há pessoas que usam de dissimulação, para obterem vantagens, das mais variadas formas. Quem ensina sobre como identificar essas posturas falsas?

 

3.     Faça debates

O gênero “debate” é de enorme importância, inclusive para pensarmos politicamente o país.

A falta de interesse na política, somado a dificuldade de compreender o que está sendo dito (devido a recursos que os candidatos usam, tais como quebras de período e vocabulário específico) faz com que o debate se torne um palco de esquetes de humor.

A escola deveria quebrar esse paradigma, ao ensinar os alunos a debaterem e identificarem ideias em debates.

No debate existe uma estrutura específica, como exposição de ideias, replica, treplica, e essa dinâmica é essencial para que o evento não vire um piada, e a ideias possam ser, efetivamente, estudadas.

 

4.     Crie podcasts

Um podcast é um programa de rádio pela internet, e ele tem enorme potencial na educação por ser multimodal.

Fazer um pode ser um ótimo recurso tanto para desenvolver a oralidade, quanto para motivar que os alunos façam pesquisas.

Para tanto, o professor precisa trabalhar adequação de linguagem, criação de texto, criação de vinhetas.

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