Como direcionar sua carreira?
Você sabe como fazer um bom direcionamento profissional? Veja Aqui
Uma das maiores dificuldades para quem está começando a vida profissional é no direcionamento mais adequado, para que a carreira progrida para um caminho bom.
Quer dizer, o profissional que faz cursos de aprimoramento já está avançando em sua carreira, e progredindo. Porém, esse caminho às vezes o leva para trabalhos que, na verdade, não vão ajudar esse, a atingir seus objetivos profissionais.
Em outras palavras, a carreira avança, mas para um caminho diferente daquele que o profissional desejara inicialmente. Isso leva a uma sensação de frustração e autossabotagem, pois o indivíduo se sente incapaz de realizar seus planos.
Logo, qual é a melhor forma de você direcionar sua carreira, dentro de seus objetivos? Como avançar na vida profissional? Veja em nosso artigo.
1. Conheça suas skills e aprimore aquelas com as quais você mais se identificar
Um profissional destacado precisa amadurecer e aprimorar suas hard skills (cursos, formações, capacitações) e soft skills (perfil psicossocial), afim de ter um perfil profissional mais bem definido.
Você não precisa ser multitarefas, que consegue fazer qualquer coisa de sua área, e trabalhar das mais variadas formas. É humanamente impossível. Aquilo que define quem somos é aquilo que nos faz únicos.
Assim, desenvolva o seu perfil. Aquilo que faz de você ser o profissional mais qualificado, para um tipo específico de tarefa. Trabalhar em grupos, liderando equipes? Assumir projetos individuais, com foco em atingir metas?
Não importa qual é o seu perfil. O importante é que, dentro dele, você seja altamente qualificado e preparado, para que você seja o profissional certo, para uma vaga específica.
2. Faça uma comunicação direta e eficaz
Não adianta nada você ter um perfil profissional bem lapidado, se as os outros não conseguirem identificar suas qualificações. Isso é, se eles não conseguirem identificar você, como a melhor opção para um projeto ou cargo, provavelmente você perderá a oportunidade.
E como isso pode ser revertido? A comunicação clara é a chave, nesse caso. Não faça cursos só por fazer, mas faça-os pensando na elaboração de projetos pessoais de pesquisa e trabalho, e comece a escrever sobre seus progressos.
Onde? Comece pelo LinkedIn. Crie sua persona profissional e invista nela. Deixe suas metas claras, mostre o que motiva sua jornada profissional e o que você busca em uma empresa ou nova capacitação.
Ninguém saberá sobre sua carreira, se você não falar sobre ela.
3. Aprenda a dizer e justificar o seu “Não”
Fazer uma carreira de sucesso significa, também, aprender a fazer escolhas. E recusas. Uma das maiores mostras de maturidade profissional é entender que, às vezes, será melhor você abrir mão de uma oportunidade nova, para se preparar para uma ainda melhor.
Porém, para isso, você precisa aprender a planejar e sistematizar seus planos de carreira, para conseguir entender o momento em que essa hora chegar.
Assim, não basta dizer um “não” para uma oportunidade que não pareça ideal. É preciso entender porque essa chance não favorece seus planos, a fim de afunilar sua trajetória profissional.