Como divulgar seu trabalho de professor particular?

 

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por professores particulares é na captação de novos alunos. Isso porque, para você ser contratado, é preciso você ser procurado.

Mas antes, é preciso que seu público – famílias de alunos com dificuldades na escola – saiba quem é você. Como fazê-lo?

Não se trata de ficar na porta de escolas, distribuindo folhetos, é claro. Procurar pelos professores ou diretores, é uma opção. Porém, também, vai adiantar pouco.

Então, como um professor particular encontra novos alunos? E o mais importante: como se destacar no meio de tantas pessoas que prestam esse mesmo serviço (algumas, inclusive, ligadas a escolas de reforço)?

Veja algumas dicas, e comece a ter mais alunos.

 

1.      Panfletos em locais estratégicos

Panfletos servem para esse fim. É uma forma antiga, ela eventualmente se converte em poluição e lixo, mas ainda assim, é eficiente, de alguma forma.

Porém, não basta ter os panfletos. Você precisa deixar eles em locais estratégicos.

Deixar na secretaria da sua escola antiga, pregar em cortiças de aviso de bibliotecas e centros acadêmicos, deixar alguns em lojas de xerox e material escolar.

Com uma diferença…

 

2.      Produza conteúdo da sua matéria, online

Para você se destacar, é preciso fazer algo de destaque. E hoje, “algo” significa conteúdos com humor, sagacidade e criatividade, em redes sociais.

Informar qual é sua conta, nas redes, no seu panfleto, pode ser útil, na hora de destacar seu trabalho, de outros professores.

Então, logicamente, comece a produzir. Faça vídeos, postagens, postagens e publicações interativas, vídeos de análises de questões…

Além disso…

 

3.      Crie um site, com o conteúdo que você ensina

Pode ser um site na plataforma médium, ou mesmo no WordPress. Produzir seu conteúdo vai fazer você se destacar.

Você não precisa produzir conteúdos inovadores. Basta que eles sejam bem escritos, e que solucionem problemas de vestibulares e concursos de forma eficiente.

Para tanto, cite livros didáticos, principalmente, em matérias como História e Português, em que a resposta depende de uma boa análise argumentativa.

Mesmo se os leitores de seu site não virem a ser seus alunos, eles darão acesso ao seu site.

 

4.      Participe de fóruns

Fóruns online, discutindo questões da sua profissão, fóruns no estilo “tira-dúvidas” e fóruns analisando e discutindo provas são ótimos lugares para você se aprimorar, divulgar seu trabalho, trocar experiências.

Você não precisa estar lá para contestar outros profissionais, nem deve entrar com a mentalidade de “arranjar alunos”.

Antes, é para você falar sobre a matéria, e aprender novas formas de ensinar ela. E claro, fazer networking com outros profissionais.

E por falar em manter contatos:

 

5.      Crie um newsletter para leitores e interessados

Criar um newsletter ajuda você a manter contato com alunos e ex-alunos, e além de difundir e divulgar seu nome e trabalho, pelas redes.

Pode ser algo simples: pequenos artigos de 100 palavras, com conteúdos de escola e vestibular, e duas ou três colunas de variedades (sugestão de filme ou série, fato curioso, acontecimento na data entre outros).

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