Como é a Progressão Profissional na Polícia Militar?
Uma das carreiras públicas mais buscadas por jovens que acreditam na importância da manutenção da ordem e segurança pública é na Polícia Militar.
A despeito das dificuldades enfrentadas pelos policiais, pelos problemas de ordem política por parte das gestões, a PM ainda é uma instituição respeitada, e possibilita uma progressão profissional que para muitos é vantajosa, pois traz a possibilidade de continuar os estudos.
Além disso, o ingresso na Polícia Militar não traz exigência de formação em Direito, diferente de quase todos os cargos da Civil, e todos da Federal.
Outro atrativo, por assim dizer, é o fato de os PMs terem intenso trabalho nas ruas, diferente dos Civis, que se dividem entre ruas e escritório.
Além disso, há setores com menos confrontos, como o Departamento de Trânsito, por exemplo. e há a possibilidade de avançar em carreiras mais intensas – como nos batalhões especiais.
Logo, como acontece a evolução profissional de um Policial Militar? Veja em nosso artigo.
(Nesse artigo usaremos como o exemplo a Policia Militar de São Paulo)
1. O ingresso
A primeira possibilidade de ingresso na Policia Militar é pelo concurso de Praças, ou que tem testes de habilidades específicas. Qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio, tenha menos de 30 anos e esteja em dia com obrigações civis e militares pode galgar uma vaga.
Ao longo da carreira, o Praça vai fazendo concursos, e subindo de cargo, por seu merecimento, podendo chegar ao cargo de subtenente.
O primeiro curso é o de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
2. Tornando-se oficial
Para o cargo de oficial da Polícia Militar, o interessado deve fazer outro concurso. Trata-se do famoso e disputado concurso da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB).
Vale dizer que o curso da Barro Branco é uma graduação. O formado se torna Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
Civis só podem prestar esse concurso se tiverem menos de 30 anos, mas policiais que já estejam na corporação podem tentar ingressar nele com qualquer idade.
É pelo concurso da Academia Barro Branco que o policial começa sua evolução funcional a postos de alta hierarquia.
3. Cursos a mais
Para um policial subir na carreira, depois de ter concluído o bacharelado na Barro Branco, ele deve continuar seus estudos, e eles podem incluir tanto cursos internos, quanto cursos externos – tal como Direito.
Os cursos internos permitirão que o policial assuma outros cargos, inclusive em quadros administrativos, ou em batalhões específicos – como as Rotas Ostensivas Tobias Aguiar em SP.
Essa progressão dos estudos e dos trabalhos levara o policial a ser promovido até, eventualmente, o cargo de Coronel.
4. Carreiras específicas
O policial militar pode, ainda, integrar grupos especiais da PM, tais como as divisões médicas ou a banda da polícia.
Para isso, além de todas as especificações determinadas nos concurso regulares de policial, é preciso ter graduação em Música ou em cursos da área da saúde, como Medicina e Enfermagem.