Como empreender com a venda de livros?

Embora a situação de livrarias pelo Brasil e pelo mundo pareçam desanimadoras, um fato concreto é que as pessoas continuam lendo bastante.

Redes sociais como o TikTok ajudam a promover autores, sejam ele de nicho mais popular, de literatura religiosa ou de literatura adolescente. As pessoas não pararam de comprar livros e seguir escritores.

O que acontece com as livrarias que fecharam, então? Grande parte dessas redes cometeram alguns erros substanciais.

Em alguns casos, aumentaram sua oferta de produtos, tornando os livros secundários. Em outros, apostaram apenas em best sellers, sem oferecer qualquer vantagem de o cliente comprar lá.

Além disso, não podemos nos esquecer da venda de livros digitais. Redes como a Amazon e seu kindle trouxeram enorme mudanças no cenário.

Porém, as pessoas ainda buscam por livros. Logo, como fazer negócios com a venda de livros? Veja algumas dicas:

 

1.     Encontre seu nicho

Uma análise detalhada do mercado de venda de livros é necessária, para que você encontre segmentos com carência de representantes e segmentos que já estejam se saturando.

A partir disso, comece a pensar seu negócio a partir dos nichos específicos nos quais você deseja focar. Isso pode incluir a pesquisa de tendências de leitura, preferências de gênero literário, demografia dos leitores e comportamento de compra.

 

  1. Crie um site de e-commerce robusto e amigável ao cliente

As vendas de livros devem acontecer, não importando a forma. Ter uma loja física não impede você de ter uma loja online.

Logo, invista em um site que permita compras online e faça ela de uma maneira que seja de fácil entendimento e uso. Isso incluí uma boa ferramenta de busca e filtragem de produtos, para facilitar a navegação e a compra dos clientes.

Outros diferenciais são a personalização do design do site, o aprimoramento da experiência do usuário e a integração de sistemas de pagamento seguro são essenciais, para que seu site tenha bons retornos.

 

3.     Invista em eventos

Eventos literários, ou culturais ligados à indústria do livro, são ótimas oportunidades para atrair leitores e clientes para a sua loja.

Podem ser os tradicionais saraus, com músicas e leituras dramáticas, pode ser uma “sessão de filmes” baseados em livros, clubes de leitura, feiras de livros usados… E claro, o “encontro com o autor”, que sempre faz sucesso.

Uma livraria não precisa despender muitos investimentos, para fazer um evento literário de qualidade, e que interesse aos leitores do nicho em questão.

 

4.     Produza conteúdos

Produzir conteúdos em redes sociais ajuda a atrair leitores novos, consolidar os antigos, fazer o negócio ter seu nome difundido.

Podem ser conteúdos informativos, coberturas de eventos, newsletter, resenhas, vídeos, ou apenas conteúdo cômico, envolvendo os livros.

Nesse sentido, a Livraria Da Vinci, no Rio de Janeiro pode ser considerada um case de sucesso.

 

5.     Faça promoções de ocasião

Ocasiões especiais (datas comemorativas, feriados) podem incluir promoções de livros daquele nicho, ou com algum recorte específico da data.

Por exemplo, livros de autoras no dia internacional da mulher.

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