Como encontrar motivação pessoal, para a realização de projetos?

 

Quando um ano novo começa, sempre temos nossa lista de planos e resoluções de Ano Novo. Essas listas vão de coisas simples – telefonar mais para os pais ou começar a academia –, até empreitadas maiores – ser promovido ou comprar um apartamento.

O problema é que, muitas vezes, essas resoluções não duram mais do que um mês. Em janeiro, fazemos tudo o que planejamos; em fevereiro, fazemos só o básico “de sempre”.

Por que isso acontece? Essas resoluções são muito difíceis? Será que falta um olhar sincero para nós mesmo? Falta motivação pessoal?

A resposta passa, um pouco, por cada uma dessas coisas.

Mas essas adversidades podem ser transpostas, e suas resoluções podem ser cumpridas. Como fazer isso? Como encontrar motivação pessoal para iniciarmos e continuarmos nossos projetos?

Se essa é uma dúvida sua, veja nossas dicas, e nunca mais deixe de fazer aquilo que você planejou.

 

1.      Faça uma lista de resoluções realistas e possíveis

Uma lista de resoluções não pode ser algo fantasioso e deslocado da realidade, senão, é claro que ela não funcionará.

Por exemplo, se você tem planos de marcar um jantar com a atriz Sonia Braga, é muito provável que esse projeto não funcione: ela é uma celebridade. Logo, não adianta colocar isso como uma resolução de Ano Novo.

Agora, ir à academia, iniciar um curso de aperfeiçoamento profissional, se planejar financeiramente: esses planos são possíveis.

Foque neles!

 

2.      Saiba quais são as suas motivações pessoais

O mais importante, em resoluções de Ano Novo, é você fazer aquilo que é importante… Para você! Não adianta nada você planejar algo, só porque seu amigo sugeriu, ou qualquer outro motivo.

Se você não acredita no valor e importância da sua resolução, “volte uma casa”, você começou errando. Seus planos precisam ter significado para você, do contrário, você não vai mesmo querer levar eles adiante.

E não se importe se outras pessoas não entenderem seus motivos: é sua vida. Você precisa se colocar em primeiro lugar aqui.

 

3.      Defina sua lista de prioridades

Se no ano que começa você tem como resoluções, por exemplo, viajar para a Europa, ser promovido e economizar dinheiro, perfeito, são planos viáveis.

Porém, você precisa entender quais são as prioridades. Isso é, o que vem em primeiro lugar. Até porque, há planos que não se fazem sem a conclusão de um anterior.

No nosso exemplo, é claro que ser promovido e ganhar dinheiro é mais importante do que viajar: você não consegue viajar sem juntar as economias.

Faça um cronograma inicial do seu ano!

 

4.      Divida suas resoluções em atos menores e fáceis de serem cumpridos

Ter planos como emagrecer 15 quilos ou aprender alemão são viáveis. Mas, para serem cumpridos, eles precisam ser divididos em partes sequenciais.

Isso é importante, para todas as suas resoluções. Saiba o que fazer primeiro, em cada projeto, e vá com calma.

Dê um passo de cada vez. Comece com ações menores, as bases para você atingir grandes metas!

1 comentário
  1. Cristiano Diz

    Tudo verdade e eloquentemente bem posto!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.