Como entrar para a Polícia Federal?

 

Uma das instituições públicas mais bem-estruturadas do país é a Polícia Federal. Claro que, como todos os órgãos públicos, têm suas razões de crítica, e pontos a melhorarem. Mas isso não afeta, em absoluto, a vida funcional de seus funcionários.

Logo, é uma das carreiras públicas mais procuradas, por aqueles que desejam fazer parte do funcionarismo público, e ainda ter uma experiência curricular relevante.

O que poucas pessoas sabem é que, para ser da PF, não é necessário ser formado em Direito, salvo se você quer atuar como delegado (e nesse caso, você ainda precisa ter experiência comprovada em ações judiciais e policiais).

Vale lembrarmos, a PF lida com crimes das mais diversas naturezas, dentre os quais, terrorismo, tráfico internacional de drogas, falsificações, crimes ambientais e crimes contra o patrimônio público.

Para outros cargos, quando há necessidade de diploma (salvo se for uma carreira de conhecimento bem específico), esse pode ser em qualquer área.

Tudo começa, porém, com um concurso.

 

Você pode Gostar Também:

O concurso da Polícia Federal

Como em quase todos os cargos públicos, para integrar a Polícia Federal, é preciso prestar um concurso, que será para uma vaga (ou um conjunto de vagas) específica.

Os concursos acontecem periodicamente, e envolvem os mais diversos cargos. Leigos, provavelmente, associam o agente da Polícia Federal ao uso de armas.

Porém, esse cargo é o de delegado e agente. São eles que vão “para o combate” por assim dizer. há uma profissão na PF pouco conhecida: a de papiloscopista, o funcionário responsável por, entre outros, o recolhimento de provas e informações.

Outra carreira promissora, e exigente, é a de escrivão. Embora não seja exigido diploma de Direito, ter essa formação ajuda, pois é uma carreira que envolve linguagens e teorias jurídicas

Há diversas carreiras na parte administrativa, e algumas delas nem mesmo exigem curso técnico, apenas o ensino médio completo.

 

A perícia e setor administrativo da PF

Além de policiais, na Polícia Federal temos peritos, e funcionários administrativos.

Dentre os cargos sem exigência de ensino superior, temos aqueles no setor educativo, telecomunicações e eletricidade, ciências contábeis, entre outros.

Já os cargos administrativos superiores, esses exigem diploma, mas quase nunca é exclusivo para formados em Direito.

Já no caso da Perícia, aí é uma formação específica.

No caso da perícia, há peritos médicos, peritos em engenharia civil, engenharia de sistemas, peritos veterinários, peritos em químicos e fármacos.

Todas essas atribuições são essenciais, para o funcionamento da instituição.

 

O concurso

Se você se interessou pela carreira na Polícia Federal, saiba o que é necessário, antes de se inscrever na prova.

Primeiro, é evidente, ter 18 anos completos, e ser brasileiro nato ou português. Então, é preciso estar quite com obrigações jurídicas, e militares e ter carta de motorista mínima B (carros), e ser aprovado na investigação social (sua idoneidade moral).

Já as provas, essas envolvem Direito, Lógica, atualidades, Português, e eventualmente, questões específicas (para cargos em perícia).

Há também testes psicológicos, exames médicos, e uma bateria de testes de aptidão física.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.