Como escolher a melhor empresa para fazer negócios com a sua?
Você sabe como analisar o perfil de uma empresa? Sabe o que levar em consideração, ao buscar os serviços dela? Veja em nosso artigo.
Quando empresas precisam firmar negócios com outras, é necessário buscar parcerias que sejam alinhadas, em relação à sua cultura empresarial, visão de negócios, e metodologias de trabalho.
Isso nem sempre é algo simples. Páginas de empresas podem trazer informações um tanto vagas, e pedir arcabouços teóricos, provavelmente, não vai ajudar em muita coisa, a não ser que você precise de consultoria acadêmica.
A forma como uma empresa se estrutura, realiza projetos e trabalha com parceiros pode ser percebida de diversas maneiras. A principal passa, claro, por uma reunião, alinhando ideias e discutindo projetos.
Mas há outras coisas que você pode observar e procurar saber, antes de fazer a reunião, inclusive, para que a sua reunião sirva para, efetivamente, trazer possibilidades de parceria.
Você sabe como analisar o perfil de uma empresa? Sabe o que levar em consideração, ao buscar os serviços dela? Veja em nosso artigo.
1. Analise a fama da empresa pela internet
Existem milhares de empresas que fazem negócios b2b no Brasil. Por exemplo, na parte de publicidade ou finanças: o mercado não está estagnado.
Logo, como saber se aquela empresa vai prestar um bom trabalho com a sua? Primeiro, vendo quem são os clientes anteriores dela. Se no site da empresa (ou em suas redes sociais) não tiver menção a clientes antigos ou atuais, peça referências.
Uma empresa que se recusa a falar sobre seus demais trabalhos (guardando os devido limites ético-profissionais), possivelmente faz um trabalho mediano.
2. Peça um planejamento estratégico detalhado
Quando você vai fazer negócios, é preciso que a empresa que vai trabalhar com a sua faça um planejamento estratégico detalhado, inclusive, para você saber como o seu problema está sendo abordado.
Esse planejamento vai revelar como o grupo que você está sondando pensa sobre o problema ou projeto que você precisa solucionar, releva metodologias de trabalho e concepções teóricas, formas de conduzir as ações a serem tomadas, entre outros.
Além disso, com um planejamento estratégico detalhado, você consegue entender o que será feito, por qual motivo, e dentro de qual prazo. Assim, fica mais fácil de se entender o que será feito em seu negócio.
3. Estabeleça seus critérios
Não basta que você busque uma empresa de excelência. É preciso que ela seja adequada aquilo que você espera conseguir e da forma como você acredita que seja a mais adequada.
Se você não espera nada, a situação torna-se mais simples: você se guia e direciona pelo valor do pagamento, e aguarda os resultados. E esses podem ser diferentes daquilo que você esperava
Logo, estabeleça seus critérios, tanto nos objetivos e metas, quanto na metodologia de trabalho. Claro que você precisar deixar a empresa especializada contratada fazer o projeto, a partir da expertise deles.
Porém, seus limites e expectativas de resultados devem conduzir o trabalho. Você é o cliente, você entende o que seu negócio precisa, e sabe quais são os valores que norteiam a cultura dos seus negócios. Assim, busque parceiros alinhados.