Como escolher uma carreira profissional?

 

Um dos momentos mais difíceis da vida adulta é a escolha profissional. O famoso “O que você quer ser quando crescer” pode ser um verdadeiro tormento, para alguns jovens.

E não apenas eles. Quem está fazendo um replacement profissional também enfrenta esse problema.

Isso acontece porque, identificar um trabalho e uma vocação pode ser extremamente complicado. Muitas coisas estão em jogo: salário, formatos de trabalho e realização pessoal são três tópicos que motivam a escolha de uma carreira.

Mas é claro que eles não podem ser os únicos. Assim, como escolher uma carreira? O que fazer para descobrir onde trabalhar?

Veja nossas dicas e comece hoje mesmo a se preparar para seu futuro, com nossos cursos.

 

1.     Conheça seus interesses pessoais mais profundos

Isso pode parecer óbvio ou simples. Mas não é. Muita gente arranja trabalhos em coisas pelas quais tem afinidade – mas não paixão.

Escolher algo que você não adora pode ser uma opção, para você não cair naquele dito (“Trabalhe com o que gosta, e não goste de mais nada”).

Entretanto, trabalhar com algo que você não gosta – ou antes, que não te motiva – pode fazer o ato de buscar seu dinheiro, um sofrimento.

E isso também para por uma autoanálise profunda: será que você conseguiria fazer isso, para obter seu sustento?

 

2.     Saiba quais são suas habilidades e afinidades

Afinidades e habilidade têm alguma relação com gostos pessoais. Mas não tanto.

Você pode gostar muito de música, mas não ter nenhuma facilidade com musicalidade. Da mesma forma, você pode ter habilidades de escrita avançada, mas detestar escrever.

O fato é, suas habilidades e afinidades podem ajudar você em trabalhos de atribuições mais “gerais”, como são o caso de funções administrativas e burocráticas, caso você não tenha planos de carreira tão específicos.

Se você não quer trabalhar com algo que gosta, ao menos busque um trabalho com algo que você tem afinidade em executar. Isso possibilita, inclusive, uma evolução funcional.

 

3.     Pesquise as tendências de mercado

Se você quer fazer um trabalho inovador, veja quais são as tendências de mercado, e comece a estudar aquelas às quais você sente afinidade.

Essa é uma forma de você lidar com seus estudos e evolução funcional. Você está trabalhando com algo sem tantos precedentes, portanto, (em teoria) é mais flexível a inovação e criatividade.

Por exemplo, se você gosta de tecnologia, porém não gosta de programação, pode considerar ir pra área de marketing digital.

 

4.     Faça seu planejamento profissional

Essa é pra quem sabe que quer atingir uma posição, não importando tanto em qual área profissional.

Para você saber a que nível profissional você quer chegar, é importante planejar os passos de sua formação e carreira.

Não precisa ser algo específico, no primeiro momento (por exemplo, cirurgião-chefe da Santa Casa). trata-se do grau de hierarquia que você quer, não importa a profissão (gerente, diretor, supervisor, etc…).

Então, você pesquisa carreiras que sejam de sua afinidade ou interesse, e que permitam você atingir o cargo em questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.