Como escrever uma proposta de orçamento?

Você sabe como fazer o orçamento dos serviços que você presta? Veja aqui

Pessoas e freelancers que trabalhem com serviços têm o mesmo problema que enormes empresas, que precisam fazer negócios: a proposta orçamentária.

Claro que um trabalhador autônomo liberal, normalmente não precisa fazer uma proposta de orçamento superdetalhada e complexa. O eletricista, geralmente fará dirá o valor, da maneira informal.

Porém, no caso de um atendimento a uma empresa, ou para fazer uma reforma longa, um orçamento minimalista é essencial. Um orçamento é uma proposta longa, ou antes, e-mail oficial.

Pelo orçamento, o contratante sabe o valor do proponente e pode comparar com outros prestadores de serviço. Porém, isso não é a única informação de um orçamento.

Empresas que prestam serviços como consultoria de marketing ou auditoria fiscal sabem: um orçamento precisa ter uma série de detalhes.

Você sabe que detalhes são esses? Veja em nosso artigo.

 

1.     Organização do texto de orçamento

Um orçamento não é um simples documento com números. Ele é o primeiro contato do cliente, com seu trabalho.

Então, coloque um cabeçalho, com Logo da Empresa (se for o caso), as informações de Contato, tais como endereço, telefones, redes sociais, e e-mail, a data da proposta, e eventualmente um número de pedido, para fins de controle interno.

Depois, traga as informações do Cliente, ou pelo menos aquelas que ele passou, tal como nome da pessoa ou empresa, contatos e data das negociações.

Essas informações são essenciais, para que você garanta que, ao fim do serviço, não haja cobranças indevidas, ou falta de pagamento, e também para seu cliente entender que seu serviço não é padronizado.

 

2.     Introdução

A introdução é um resumo do trabalho que foi solicitado. Dependendo do tipo de serviço, não é necessária.

No caso de trabalhos mais criativos (escrita de conteúdo, por exemplo), é sempre interessante que a introdução fale um pouco sobre seu trabalho, demonstrando o seu diferencial.

A introdução também precisa trazer as informações, requerimentos e exigências do solicitante.

 

3.     Escopo

Então, a proposta precisa trazer o Escopo do Projeto/Serviço. Isso nada mais é do que aquilo que está sendo solicitado: uma mudança? A revisão de um livro? Treinamento de equipes de vendas? São exemplos de escopos.

 

4.     Descrição do trabalho

Detalhe os serviços ou produtos a serem executados, incluindo a situação inicial, os objetivos a serem alcançadas, as metodologias, técnicas ou ferramentas a serem usadas e o cronograma inicial.

 

5.     Custo Estimado

Essa é a parte mais delicada.

Afinal, você está colocando um valor, a partir de sua expertise. Assim, faça uma lista detalhada de custos diretos (materiais, horas de trabalho, etc.) e indiretos, quando preciso, detalhando os valores. Impostos entram nessa parte.

Por fim, apresente o valor total estimado e as condições de pagamento.

 

6.     Observações

São aqueles termos e clausulas que servem para isentar você, caso alguma coisa aconteça de errado (sem ter sido sua culpa, lógico).

Por exemplo, no caso de uma mudança, observações sobre o transporte de eletrodomésticos e plantas, ou sobre taxas extras, no caso de moveis e caixas não listadas.

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