Como estudar durante as férias de julho?

Veja as dicas que separamos

Com a chegada do mês de julho, muitos estudantes ficam em dúvida se devem ou não aproveitar o período de férias para estudar para as principais provas do país, como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e os vestibulares

Nós sabemos que estudar durante as férias não é fácil, pois todos os estudantes merecem momentos de lazer e descanso. Além disso, pode não ser simples manter a organização quando você não tem o compromisso com a escola ou o cursinho. 

Mas, fique tranquilo. Para te ajudar a turbinar o seu desempenho, separamos um resumo com dicas sobre como estudar durante as férias. Vamos conferir!

Crie um plano de estudos para o período

O primeiro passo para estudar para o ENEM e os vestibulares nas férias é criar um plano de estudos específico para o período. Dessa forma, você não deve usar o mesmo cronograma que usa durante os outros meses do ano letivo, mas deve pensar em uma organização específica para esse momento. 

Para isso, pense em qual o que tem à disposição para estudar. Considere, por exemplo, a duração do seu período de férias e as outras atividades que você quer desenvolver no período. 

Com base nessas considerações iniciais, você poderá criar um planejamento adequado para um mês, duas semanas, três semanas, etc. Depois, defina metas realistas e crie um cronograma de estudos que permita uma distribuição equilibrada das disciplinas. 

Você pode Gostar Também:

Separe todas as disciplinas que você deve estudar durante esse período e divida os tópicos conforme os dias disponíveis para estudo. É interessante que o seu cronograma inclua horários fixos de estudos para que você não perca tempo ao longo da semana sempre buscando um horário para estudar.

Estude em grupo

Mudar os seus métodos de estudo por um momento pode enriquecer a sua preparação para os vestibulares e para o ENEM. Você pode, por exemplo, organizar grupos de estudo com os seus colegas.

Essa estratégia irá deixar o estudo mais leve e divertido e também poderá permitir a troca de conhecimentos e a resolução de dúvidas em conjunto. Não tenha medo de conhecer novas formas de estudar durante as férias!

Priorize a revisão

A melhor forma de estudar durante as férias é priorizar a revisão dos temas já estudados, pois a revisão é essencial para que você não se esqueça de nada do que estudou durante esse período longe da escola ou do cursinho pré-vestibular. 

Existem duas formas principais de dividir os conteúdos a serem revisados. A primeira delas é focar nos tópicos que você já estudou: você pode, por exemplo, separar os seus resumos que foram feitos ao longo do primeiro semestre e revisar um deles por dia. Outra opção é focar nos conteúdos mais cobrados pelas provas do seu interesse. Aproveite o seu tempo para revisar os tópicos mais abordados pelas questões dessas provas. Essa estratégia é muito eficiente para quem quer consolidar o conhecimento dos conteúdos que são cobrados com maior frequência

Como estudar durante as férias de julho?
Revise os conteúdos já estudados. Imagem: Streetwindy/Pexels

De qualquer maneira, busque usar diferentes recursos, como livros didáticos, resumos, mapas mentais, aplicativos e exercícios, para revisar e reforçar os conceitos fundamentais de cada matéria.

Separe momentos para lazer e descanso

O descanso é tão importante quanto o estudo na sua preparação para o ENEM e os vestibulares. Considere que a falta de descanso pode provocar a fadiga mental e o esgotamento, que consequentemente levam à procrastinação e à diminuição do seu desempenho durante os estudos. 

Assim, é fundamental que você separe momentos de descanso e de lazer durante as suas férias. Você deve planejar um plano de estudos que seja realista e que permita tempo para atividades de lazer. Você pode, por exemplo, estudar durante as manhãs e reservar as tardes e noites para descansar ou fazer outras atividades, como passear com amigos e ficar com a família.

Tenha em mente que o ideal é conseguir encontrar um equilíbrio entre os estudos e o descanso. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.