Como fazer a campanha de divulgação de um livro?
A divulgação de um livro, por uma editora pequena, passa por diversas estratégias de comunicação institucional. Quais são elas? Veja em nosso artigo.
Uma das maiores dificuldades de autores e editores é encontrarem leitores. Fazerem o livro ser vendido e comercializado.
Uma editora grande, logico, não encontra dificuldades: aposta em uma campanha de marketing editorial pesada, com lançamento marcado por debates, vídeos de divulgação com trechos, envio da obra pra jornais e influenciadores.
Isso não é possível com editores pequenos, e autores independentes. Esses precisam usar da criatividade, para conseguirem algum destaque. Porém, as opções tradicionais não devem ser descartadas.
A divulgação de um livro, por uma editora pequena, passa por diversas estratégias de comunicação institucional. Quais são elas? Veja em nosso artigo.
1. Produza conteúdos sobre o tema do livro
A primeira forma de você divulgar uma obra é falando sobre o que ela aborda. No caso de livros técnicos, isso se torna fácil, no sentido de alimentar o blog ou site da editora e suas páginas em redes sociais com conteúdos da publicação.
Por exemplo, um livro sobre tecnologias digitais: a produção de conteúdo da editora deve abordar os capítulos do livro, a esse respeito.
No caso de publicações literárias, a produção de conteúdo fica mais exigente, no sentido de demandar maior criatividade.
Por exemplo, se o livro for uma história de detetives, as postagens devem trazer partes do enredo, perfis das personagens, e demais textos dessa natureza.
2. Engaje com leitores
“Engajar com leitores” significa incentivar eles a postarem fotos e opiniões sobre o livro. Fotos do lançamento, fotos com o livro em suas casas ou eventos públicos, opiniões…
Mas não apenas: também, publicações que usem call-to-action, para eles opinarem e debaterem conceitos (no caso de livros técnicos) ou temas do enredo também é uma boa estratégia.
Isso faz com que o nome da obra passe a ser difundido, e ajudam a ranquear o livro nas redes e nos sites de busca. Além disso, associam o livro a usuários de redes – que eventualmente serão influenciadores digitais.
3. Faça promoções e sorteios
Promoções, não apenas do estilo “descontos”, são uma forma de engajar e divulgar publicações, porque atraem a atenção de leitores antigos e novos.
Os antigos, eventualmente, compram para presentear amigos e familiares, e os novos, por se interessarem pelo conteúdo, e assim, eles podem vir a se tornarem consumidores e clientes da editora.
Além de promoções, sorteios, do estilo “Marque uma pessoa” e “Comente aqui” também são eficazes, pois ajudam a trazer novas visualizações para a editora e seus produtos, além de ajudarem no rankeamento em redes sociais.
4. Não desista da publicidade paga
A publicidade paga tem o grande problema dos custos, mas as redes sociais costumam ter pacotes de publicidade acessível.
Assim, considere investir nesse formato tradicional, ainda que apenas uma cota mínima. Você pode fazer vídeos, banners, postagens, ou até artigos, e pode usar desde uma linguagem direta e objetiva, até um formato mais criativo.
O importante, nesse caso, é ter alguma forma de publicidade tradicional, pois esse formato ainda é responsável pela divulgação de novos produtos.