Como fazer a contabilidade da sua empresa de forma dinâmica?

 

Um dos setores mais importantes para uma empresa, é a contabilidade. Embora pareça algo simples, o cuidado com livros-caixa e taxações é vital.

Sem um analista contábil competente, uma empresa pode falir. Mais do que um simples escriturário de contas, o contador é alguém responsável por entender a saúde financeira de um negócio, bem como por pensar em decisões estratégicas, nas flutuações de caixa.

Dessa forma, o trabalho do contador precisa ser preciso, alinhado com os planos de negócios da empresa, submetido às legislações atuariais mais recentes, focado em minimizar perdas e, minimamente, em buscar algum lucro.

Ou seja, precisa ser um trabalho ágil, preciso. Claro, não é um trabalho simples. A “boa notícia” é que existem estratégias para otimizar essa função. Você conhece essas estratégias e recursos?

Para se inteirar desse tema, leia nosso artigo, e aprenda como regularizar seu caixa.

 

1.      Utilize softwares de contabilidade

Um software jamais fará o trabalho humano. Mas ele, por sua vez, vai ajudar a dinamizar os processos e informações analisadas pelo contador.

Vale ressaltar – um software pode cometer erros, se as informações digitadas estiverem erradas, por isso, o fator humano se faz fundamental.

No mercado, existem alguns programas já consagrados, como o caso do Folhamatic e Alterdata.

Por meio dos programas, o contador consegue fazer relatórios, organizar atas de pagamento e visualizar panoramas de gestão financeira com muito mais rapidez e clareza, do que se utilizasse apenas a tradicional leitura crítica de documentos.

 

2.      Crie livros específicos para cada parte da empresa

Um dos grandes problemas contábeis em empresas é a junção de contas pessoais, empresariais e de diferentes setores, em um único livro.

Essa falta de discriminação pode gerar informações precipitadas, valores contraditórios e relatórios confusos. Inclusive, levando a declarações de Imposto de Renda improcedentes.

Uma forma de evitar esse problema é pela distinção de todos os setores da empresa, em processos contábeis próprios. Pode parecer mais trabalhoso, no primeiro momento, mas, na hora de fazer o balanço sazonal, vai tornar tudo mais rápido e claro.

Além disso, livros-caixa separados ajudam, na hora de criar um relatório contábil objetivo.

 

3.      Não abra concessões, em termos de registro

Um dos maiores erros na contabilidade – e aquele que mais leva a investigações por improbidade administrativa e financeira – é a falta de registros adequados e incorretos, da movimentação de caixa das empresas.

Isso pode ser evitado com uma redação contábil adequada, honesta e compromissada com a veracidade das contas. Para tanto, não abra exceções, na hora de registra o fluxo de caixa.

Um registro incongruente pode levar, inclusive, a um processo administrativo ou penal.

 

4.      Faça conciliações bancárias

A conciliação bancária é um método contábil-administrativo, que consiste em analisar as contas de uma empresa em relação as movimentações bancárias por ela realizada.

Uma conciliação (tendo “conciliar” no sentido de “corresponder”) consiste na análise das informações fornecidas pelo banco, cotejadas às informações fornecidas pela contabilidade da empresa.

Logo, é uma forma de controle financeiro ilibado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.