Como fazer aquecimento vocal, sem ser um cantor profissional?

Você sabe como preparar sua voz, para o dia a dia de trabalho? Veja aqui!

 

Profissionais que se utilizam da voz, em seu dia a dia, deveriam fazer aquecimento vocal, antes e depois de seus dias de trabalho. Isso porque, seu principal instrumento é, justamente, a voz, e ela pode ser desgastada por várias questões.

Podemos pensar em doenças, poluição, esforço vocal excessivo, como as principais causas para um problema nas cordas vocais e garganta.

O tratamento e cuidados com a voz já é feito, diariamente, por profissionais das artes e comunicação, como cantores, atores e radialistas. Entretanto, há outros cargos que também demandam de uma boa qualidade vocal.

 

Falando com o público

De modo geral, são os empregos que lidam com pessoas, na qual o profissional precisa ter uma boa comunicação oral. É o caso de professores, juízes, psicólogos, entre outros.

Muitos desses profissionais não cuidam de sua voz, e terminam por sofrer problemas pelo desgaste dela, além de sofreram ainda mais, em situações como resfriados, quando a garganta fica atacada.

Você pode Gostar Também:

Para evitar esses problemas, ou minimizar eles, exercícios vocais são muito importantes.

Existem vários exercícios de aquecimento vocal e prevenção de doenças da voz, mas alguns deles demandam conhecimento em música, ou um instrumento musical. Porém, é possível fazer essas práticas sem ter qualquer ligação com música.

 

Cantando no chuveiro

Fazer vocalizações (sons com a boca) e cantar, durante o banho, pode ser um ótimo exercício para prevenir problemas e doenças vocais, devido ao vapor da água, que é mais facilmente absorvida pela boca e nariz.

Hidratar a garganta e as cordas vocais é fundamental, para manter elas saudáveis e mais resistentes a germes e ondas de frio.

Claro que o exercício não pode ser exagerado. É preciso usar e treinar a voz em um volume moderado, e não precisa ser por tanto tempo (10 minutos já faz uma grande diferença).

 

Bufando de alegria

Aqueles sonos feitos com a boca, sem significado aparente (a bufada), são ótimos exercícios para relaxar as cordas vocais e musculatura da face, e podem ser usados como uma forma de aquecer as cordas vocais, aumentando sua capacidade.

 

Pedindo silêncio

Sons que envolvam a língua entre os dentes, como as variações do vocal s (o “sh” quando alguém pede silêncio) ajudam você a treinar o controle da respiração, aumentam sua potencia vocal, e podem servir para relaxar a musculatura da face, se você modular o som, movendo a boca.

 

O som dos mosquitos

Fazer sons com o vocal Z, movendo o não os músculos labiais, ajuda a aquecer as cordas vocais, além de melhorar a respiração. Você também pode fazer os sons apertando as narinas e soltando, para melhorar sua respiração.

 

Bocejando

O bocejo, embora não seja socialmente bem visto, é um ótimo exercício para melhorar a abertura da garganta, e arejar as cordas vocais, além de ajudar a esfriar o cérebro, auxiliando ele a se manter ativo.

 

Gargarejando

Gargarejar com água em temperatura ambiente ou morna é uma ótima maneira de hidratar as cordas vocais, enquanto você aquece ela.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.