Como fazer aulas de Biologia mais interessantes?
Uma das matérias escolares mais fascinantes é a Biologia – e as Ciências Naturais, no caso de ser antes do Ensino Médio. Principalmente, por sua possibilidade de estudar sobre a vida selvagem, seja ela animal ou vegetal.
Entretanto, muitos estudantes encontram dificuldades nessa matéria, pois ela traz conceitos e palavras que não são comuns. “Consumidor primário”, “Seres aeróbicos”, “Taxonomia”…
São palavras e conceitos que, quando vistos na prática, ganham muito mais sentido, mas, nos livros, são palavras complexas e abstratas – até meio assustadoras. Como consequência, os alunos perdem o interesse por Ciências, para consternação dos professores.
Diante disso, o que o docente pode fazer? Resposta: projetos de intervenção direta. Como é isso? como o aluno aprenderá o conteúdo de Ciências?
Para entender mais, leia nosso artigo.
1. Explorando biomas da escola e entornp
Todos os lugares têm biomas, isso é, meios que unem vida vegetal, animal, e de outros tipos, convivendo em algum nível. Explorar esses biomas pode ser um projeto de Ciências.
Mesmo que a escola não pareça ter biomas, ela tem. E eles podem ser, justamente, vegetações escarças, habitadas por pragas urbanas. Instrumentalizar os alunos nessa identificação, e debater sobre as causas também é assunto de Biologia.
Analisar biomas urbanos (ou a falta deles) é um assunto de Ecologia.
2. Explorando os problemas ambientais do bairro
Seguindo o assunto dos biomas urbanos, os professores de Biologia podem entrar no assunto de Ecologia e Preservação ambiental, traçando cartografias vegetais e de descartes, na escola e no bairro, ou identificando pontos de poluição urbana.
Além disso, a partir desse tema, é possível trabalhar urbanização e saneamento, ações de reciclagem e preservação, dentre outros.
Como resultado, professores e alunos podem desenvolver campanhas de conscientização ambiental e reciclagem, além de criarem campanhas sociais por melhores condições de saneamento.
3. A saúde dos alunos e familiares
Outro ponto importante, no que se refere à Ciências, é em relação a saúde e hábitos, tanto de alunos, quanto de familiares.
O projeto pode envolver um levantamento de hábitos de consumo (tanto de alimentos quanto de remédios), a prática de atividades físicas, e demais questões envolvendo saúde e bem-estar.
Então, o professor cria um projeto de estudo desses hábitos e práticas, as reverberações disso na saúde geral, e os eventuais equívocos desses hábitos, além, claro, de desenvolver uma proposta de reeducação e divulgação dos resultados e necessidades de mudança, para esses familiares.
4. Analisando conhecimentos populares
Por fim, outro projeto que pode ser interessante envolve familiares, mas não diretamente. Antes, naquilo que esses têm (ou não têm) como ciência e crendice, e os eventuais “fundos de verdade nisso”.
Por exemplo, o hábito de usar vinagre como antisséptico, ou a recomendação de não se tomar banho de chuveiro durante uma tempestade.
O que esses hábitos revelam sobre o conhecimento dos familiares sobre Ciências? A partir das respostas, análises, e eventuais correções (e as formas de divulgação de resultados e descobertas), tornam-se as ementas das aulas e motivadores das ações dos estudantes.