Como fazer carreira na Interpol?
Uma das mais prestigiosas carreiras na área de segurança é na Interpol. A Organização Internacional de Polícia Criminal (em inglês: International Criminal Police Organization) é uma instituição de investigações, que atua em todo o mundo.
Fundada em 1923, na França, hoje o órgão é responsável por investigar e deter crimes internacionais, das mais diversas naturezas, sendo lembrado pelas investigações com tráfico internacional e crime organizado.
O que é a Interpol
Mas antes, o que é exatamente a Interpol? É válido dizermos que muito da fama da organização é puramente cinematográfica – na figura do investigador/espião, cheio de aparatos tecnológicos.
A verdade é que a Interpol trabalha bem mais na interceptação de suspeitos, e no intercambio de informações, do que no combate armado à grupos criminosos, isso é, como força de segurança que propõe a cooperação entre vários países.
Logo, agentes da Interpol não fazem prisões. Eles atuam dentro da jurisdição do país onde estão atuando. O papel da agência é investigar crimes internacionais e criar diálogos entre as forças de segurança de diferentes nações.
Sua origem, um pouco polêmica (Nos seus anos iniciais, havia agentes ligados à polícias nazistas e fascistas), remonta a França dos anos 20, quando governos europeus viram a necessidade de uma agência de investigação internacional.
Essa agência foi dissolvida durante a 2ª Guerra e reorganizada em 1948, passando por diversas estruturações, até chegar ao formato atual.
Hoje a Interpol tem escritórios em quase todos os países do mundo – inclusive, no Brasil. Ou seja, trabalhar nessa organização é possível.
Você sabe como?
A formação do agente
Um agente da Interpol pode ser integrado ao corpo da organização por duas maneiras. A primeira é pelas forças policiais que representam ela em cada país, e a segunda é pela contratação direta.
No primeiro caso, pensando no Brasil, para ser da Interpol, primeiro é preciso ser da Polícia Federal. Uma vez dentro da organização brasileira, se você quer integrar a Interpol, é preciso ter um ótimo currículo.
Isso incluí operações importantes, reputação ilibada, formações complementares, fluência em mais de dois idiomas, dentre outros. As indicações para a sede da Interpol brasileira são feitas pela própria PF.
No segundo caso, é preciso verificar as exigências de cada processo seletivo, quando eles acontecem.
Porém, de maneira geral, será exigido conhecimentos em Direito Internacional, Economia, Comunicação, Relações Internacionais e Teoria Política.
Onde o agente da Interpol atua, no Brasil
Após ser aprovado em todos os testes e treinamentos, o agente da Interpol vai começar a atuar. Mas onde? No Brasil, na França, ou em outro país associado?
Isso varia bastante, a depender do cargo e da forma de recrutamento. Se o agente foi incorporado ao quadro da organização via PF, provavelmente, ele trabalhará em algum dos escritórios da Interpol no Brasil.
Já se o recrutamento foi, diretamente, pela sede francesa, é provável que o agente precise se mudar para a França.
Como dissemos, contudo, o trabalho da organização é bem mais de investigação, e menos de enfrentamento e ataque.