Como fazer fotos jornalísticas marcantes?

Fazer uma foto não envolve só apontar a cãmera e pronto. Há muito mais coisas envolvidas. Entenda, no artigo.

 

Um dos maiores desejos de todo o fotojornalista ou artista visual é conseguir criar uma obra fotográfica destacada. Uma foto que marca as pessoas, transmite uma ideia, um conceito ou uma visão de mundo.

Quem não se lembra das fotos de Alberto Korda (1928-2001) ou Annie Leibovitz (1949, não é mesmo? São fotos que marcam uma época, se tornam uma representação de algo muito maior do que simplesmente uma imagem.

Muitos tentam e poucos conseguem. Para uma foto de imprensa boa, é essencial um bom equipamento, conhecimento de técnicas e senso estético. Mas não apenas.

Para entender melhor, veja nosso artigo.

 

1.    Entenda a ideia a ser transmitida

Uma foto marcante é uma imagem que passa ideias, mesmo que elas sejam um simples e genérico “imagem bonita”. Inclusive, porque a ideia de beleza é algo cultural e construído. Claro que há imagens mais agradáveis de serem vistas, do que outras.

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Uma imagem de um filhote de gato transmite ideias que dificilmente são conseguidas, em uma foto de um mosquito, por exemplo.

Entretanto, as imagens podem ser trabalhadas, para transmitirem as ideias pretendidas, a partir de diversos recursos.

 

2.    Trabalhe a narrativa visual

Uma imagem é, quase sempre, uma narrativa visual. Ela pode não contar uma longa história, mas ela está falando sobre aquilo que está retratado.

Pensar a foto enquanto uma narrativa pode ser um ótimo recurso, para você criar imagens marcantes. Quando pensamos nas fotografias de Bresson (1908-2004), ali há uma história sendo contada.

O francês consegue focar em elementos do entorno daquilo que é fotografado que, vistos como um todo, criam uma narrativa visual. Isso torna as suas fotos marcantes.

 

3.    Use recursos técnicos

Uma foto pode ser resumida a uma pessoa e uma câmera. Entretanto, ela é muito mais do que isso. Mesmo que o fotografo esteja sozinho com sua câmera – numa trincheira de guerra, por exemplo – no momento em que ele for divulgar as fotos, há diversos recursos técnicos que podem ser empregados.

Para fotos em estúdios, por sua vez, os recursos aumentam ainda mais, com a possibilidade de criar um cenário, usar luzes e iluminações diferentes etc.

Isso não diminuí a qualidade da foto. Ao contrário, ajuda a criar um quadro ainda mais marcante e potente, em termos de narrativa visual.

 

4.    Imponha a sua personalidade sobre a foto

A ideia de que uma foto é neutra é falsa. Toda a foto é uma concepção de alguém, sobre algo, e essa concepção significa reforçar a forma de o fotografo entender a cena.

Logo, não tenha medo de impor sua personalidade, na imagem. As fotos de Sebastião Salgado (1944) transmitem a visão desse fotógrafo, sobre a relação “natureza x seres humanos”, justamente pela maneira como o artista cria a imagem.

 

5.    Use recursos tecnológicos

Hoje em dia existem diversos recursos que auxiliam fotógrafos, como drones, programas de “detecção de rosto”, sensores de movimento etc.

Use eles, apara conseguir poses mais naturais e ângulos diversificados. Operar uma câmera remota também é fotografar.

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