Como fazer para treinar a escrita e evitar erros de português?
Quando pensamos em concursos públicos, uma das maiores dificuldades da maioria das pessoas é nas partes dissertativas. Logo, como treinar a escrita, para não cometer erros de português? Veja nossas dicas.
Quando pensamos em concursos públicos, uma das maiores dificuldades da maioria das pessoas é nas partes dissertativas. E mais do que isso, nas redações.
Isso porque, escrever sob pressão, ainda mais quando é um texto longo não é tarefa simples. Além da parte teórica, é preciso se atentar à coerência, coesão, gramática e caligrafia.
Da parte de caligrafia, talvez a solução seja bem pragmática: comprar cadernos e treinar a escrita. Da parte de conteúdo, a solução também envolve treino.
Engana-se quem fala que habilidades escritas são um “dom”. São técnicas que você precisa aprender, e aprimorar. Fazer uma redação é aplicar um conhecimento, e como conhecimento dado, é algo que pode e deve ser estudado.
Logo, como treinar a escrita, para não cometer erros de português? Veja nossas dicas.
1. Estude regras gramaticais
A primeira dica parece simples. Mas muita gente não a segue. As pessoas não estudam regras gramaticais. Pensam que sabendo ler, sabem escrever. Mas são duas habilidades diferentes.
E, quem estuda alfabetização tem consciência de que às vezes, palavras escritas têm sons diferentes na fala.
Assim, essas pessoas escrevem tal como falam. Porém, além de estar gramaticalmente errado, o texto fica grosseiro, porque traz marcas de oralidade.
2. Leia vários gêneros de texto
Ler gêneros variados, como poesia, ensaio, romance ou economia ajuda você a ter um conhecimento mais amplo de temas e assuntos, e auxilia na formação de um vocabulário variado.
Além disso, o habito da leitura treina o olhar para reconhecer palavras escritas erradas, ajuda em uma formação crítica quanto à coerência e coesão, traz possibilidades estilísticas para o texto.
Então, lembre-se. Um bom produtor de textos é, primeiro, um bom leitor.
3. Treine sua escrita
A melhor maneira de melhorar sua escrita é escrevendo. Pegue temas e questões dissertativas de outros concursos, e escreva elas, faça as redações, crie as suas próprias.
Para alguém se aprimorar na escrita, é preciso saber formas diversas de escrever. Para tanto, você precisa ter uma visão de redação. Você precisa treinar suas habilidades, repetidamente. E por falar em repetir…
4. Faça exercícios de repetição
Pegue seus textos de outros anos, seus textos de rascunhos, e veja os erros gramaticais ali presentes. Então, veja os mais comuns e comece a escrever a forma correta deles, varias vezes seguidas.
Isso tira o seu automatismo, na hora de escrever a palavra errada, porém, com tempo você passa a escrever a forma correta mecanicamente.
Pode ser um métodos trabalhoso, um pouco entediante, mas às vezes é a técnica que funcionará melhor.
5. Não faça a revisão imediatamente após o fim do texto
Quando você termina um texto, seu olhar está “viciado” por ele. Está condicionado a ler de forma dinâmica, passando por cima das palavras, para focar nas ideias principais.
Então, quando for fazer a revisão e releitura de seu texto, espere alguns dias. Ou pelo menos algumas horas. Então, retome a redação, para ler como se fosse a primeira vez.