Como fazer um bom planejamento logístico?
Um dos setores de maior importância em empresas que produzem insumos e produtos é o setor de logística. Em linguagem leiga, a logística é o setor responsável por fazer o transporte e entrega de mercadorias e produtos adquiridos.
Embora pareça algo simples, há setores do mercado nos quais o setor de logística precisa ter um enorme nível de excelência. Podemos pensar no caso do abastecimento de insumos hospitalares.
Uma empresa que produza esses insumos – sejam medicamentos ou equipamentos – precisa de um setor de logística de ponta, pois hospitais não podem carecer deles. Uma logística deficitária, nesses casos, significa perda de credibilidade no mercado.
Logo, como fazer um planejamento logístico de excelência? Leia nosso artigo e conheça 5 tópicos essenciais, para um planejamento logístico de alto nível.
1. Organize seu centro de distribuição
A primeira estratégia para um planejamento logístico de excelência passa pela organização de centros de distribuição e estoque.
Um estoque não deve ser visto como um “depósito”, mas um polo de distribuição e organização dinâmica, a fim de que as demandas de mercado sejam suprimidas rapidamente.
Assim, o local de armazenamento de produtos precisa estar organizado de forma detalhista, e altamente categorizada.
2. Aposte em tecnologia
Tecnologia é a chave da otimização de processos, hoje em dia.
Na logística também. Nesse ramo, ela pode ser convertida em sistemas de inteligência artificial, para atender clientes, categorizar entregas (“Perímetro de entrega”, “Níveis de prioridade” etc.) e monitorar atendimentos.
Com um sistema de informações programado, a partir de dados sobre o serviço prestado, a empresa consegue dinamizar processos de atendimento, planejamento de entregas e SAC, minimizar problemas.
3. Monitore os dados com rigor
Isso nos leva a um terceiro ponto: a monitoria de dados. Por “dados” estamos nos referindo tanto a cadastro de clientes, quanto entregas, e respostas a essas entregas.
Monitorar esses dados significa criar modelos de previsão de consumo do cliente, definir rotas personalizadas, e criar canais de comunicação mais específica e direta.
Isso é especialmente válido para empresas que forneçam insumos e alimentos hospitalares – que são locais onde o desabastecimento pode comprometer o funcionamento do serviço de modo fatal.
4. Preze pelo atendimento de ponta
Prezar pelo atendimento de ponta é vital, para que uma empresa de logística não seja encarada apenas como um “grupo de abastecimento” ou uma “extensão dos correios”.
Um atendimento de ponta é aquele no qual a empresa presta assessoria, antes, durante, e depois da entrega.
Antes, entendendo a necessidade do cliente, e prezando pela excelência. Durante, comprometendo-se com prazos e capacitação de pessoal. Depois, (re)definindo estratégias, a partir de devolutivas.
5. Otimize rotas de entrega
Otimizar rotas de entrega é fundamental, para que a empresa consiga cumprir metas, sem perda de capital financeiro ou desgaste físico e emocional dos entregadores envolvidos nesse processo.
Para tanto, é essencial investir em sistemas de inteligência artificial que façam análises de mapas, e um sistema de categorização de prioridades, a fim diminuir o tempo de trânsito, aumentando a capacidade de trabalho.