Como fazer um day care de pets?
Como aproveitar a demanda por day care de animais? Veja nossas dicas.
Com as mudanças sociais e demográficas de nossa sociedade, é cada vez mais comum que casais tenham menos filhos, quando têm, preferindo criar animais de estimação, no lugar. Pessoas que preferem morar sozinhas também têm seguido essa tendência.
Assim, o mercado pet teve um enorme crescimento nos últimos anos. E com ele, os produtos e serviços relacionados, tais como planos de saúde para animais, salões estéticos para pets e os day cares.
Por “day care” entenda-se creche. Porém, esse é o nome mais popular, a despeito de existir uma palavra em português, para o tipo de serviço.
E o que acontece em uma “creche de animis”? Basicamente, o mesmo que em uma creche de crianças: os animais comem, dormem, brincam com seus “amigos”, fazem atividades, aprendem coisas.
Embora isso pareça uma tolice para algumas pessoas, para outras, é um trabalho sério, que exige formação, e equipe especializada – e mais do que isso, um trabalho que ainda tem pouca oferta.
Logo, como aproveitar a demanda por day care de animais? Veja nossas dicas.
1. Tenha um espaço adequado
Para você cuidar de animais, de forma rentável, é preciso ter um espaço grande, tal como um day care para crianças. Isso é, uma casa com quintal
Existem escolas infantis sem áreas ajardinadas, e o trabalho até que funciona, mas ele fica bem mais fácil em uma casa com jardim. Um jardim traz luz do sol, ar fresco, a possibilidade de interagir com plantas e a terra.
Tudo isso é muito importante, seja para crianças, seja para animais.
2. Separe os animais por espécie
De maneira geral, gatos e outros pets não precisam de um day care, porque são animais de natureza independente.
Se a sua casa estiver “gatificada” (adaptada para o gato viver sem risco de acidentes), há uns 98% de chance de que eles fiquem bem, sozinhos.
Assim, é muito mais provável que seus “clientes” sejam cães. Porém, se você tiver outros animais a seus cuidados, separe as espécies.
3. Separe os cães por índole
“Índole” é o nome mais formal para falarmos do humor do cachorro em relação a outros cachorros e em relação a outras pessoas.
Se o cachorro tem uma índole mais agressiva, garanta que seu day care para animais tenha um espaço exclusivo para ele, e que ele tenha um atendimento tão bom quanto os outros.
4. Tenha atividades diárias
Atividades diárias, em um pet day care, são treinamento e socialização e brincadeiras. Simples assim. Ofereça esse serviço, para garantir que os clientes humanos e animais estejam felizes.
Para tanto, contrate uma equipe especializada. Faça testes práticos e teóricos com os candidatos, para escolher bons funcionários.
5. Contrate pelo menos uma enfermeira veterinária
Ter um veterinário à disposição exclusiva do day care pode ser complicado, mas ter uma enfermeira veterinária durante o período é fundamental, a fim de que ela garanta o bem-estar dos animais (evitando o excesso de comida, desidratação, parasitas) e esteja pronta para fazer curativos de emergência.