Como fazer um flyer eficiente?

 

Uma das formas de comunicação publicitárias mais eficientes, em relação ao baixo custo, é o flyer, o famoso panfleto. Eles são fáceis de serem impressos, são fáceis de serem entregues, e podem ser produzidos em grande quantidade.

Entretanto, um flyer não é apenas um panfleto. Se ele for “mais um papel”, será recebido pelo consumidor e, imediatamente, jogado fora, ou guardado em uma bolsa, de onde numa mais será retirado. E aí, seu investimento em publicidade terá sido em vão.

Fazer um flyer exige certo conhecimento em publicidade e design, pois é preciso comunicar de forma rápida e eficiente, por meio de imagens e palavras atraentes.

Como fazer um bom flyer, então? Veja nosso artigo, para ter algumas ideias.

 

1.     Frente e/ou verso?

Seu flyer pode ter frente e verso, ou a impressão só em um lado.

Se seu flyer tiver dois lados, você precisará investir um pouco mais, e fixar ele em murais será mais custoso, já que você vai precisar de dois. Entretanto, com dois lados, você consegue colocar mais informações.

Com um lado só, você economiza, mas não pode perder o foco e o sentido de seu panfleto. Logo, o trabalho texto-visual e de organização gráfica precisa ser direto.

 

2.     Cores

Para um flyer, prefira poucas cores, a não ser que seu produto ou serviço tenha o excesso de cores como algo muito característico.

Mais do que isso, prefira cores que, nas escalas cromáticas, sejam harmônicas, porque do contrário, você não conseguirá atrair a atenção de seu público – e talvez até perca a atenção dele.

Pesquise no circulo cromático, e evite unir três cores que sejam muito distantes uma da outra (violeta, aul-claro e amarelo, por exemplo). Prefira cores próximas ou cardinalmente opostas (azul-escuro, vermelho e amarelo, por exemplo).

 

3.     Fontes tipográficas

As fontes tipográficas – isso é, as letras que você vai usar – precisam ter um tamanho e cor que sejam fáceis de serem percebidas com rapidez. Assim, a regra é: em um fundo escuro, use letras claras e vice-e-versa.

Já o estilo usado, esse pode ser serifado (Times New Roman) ou não (Arial). Porém, lembre que estilos serifados passam um tom de mais seriedade, enquanto os não serifados, de mais alegria.

Qual é o tom da mensagem que você quer passar, no flyer? Pode não parecer, mas as letras mudam a forma como seu público vai reagir ao que está escrito.

 

4.     O texto

O panfleto é um impresso de difusão de ideias. O flyer é um panfleto de comunicação. Assim, não perca tempo com muitos textos. Escreva pensando:

  • Quem?
  • O que?
  • Quando?
  • Onde?

Seu flyer precisa ter essas perguntas atendidas, para ser eficiente.

 

5.     Imagens

Seu flyer pode ou não ter imagens. Mas lembre: as letras, em si, já são imagens, então se você for colocar fotografias, certifique-se de que elas são complementares ao texto.

Se imagem e texto estiverem “competindo” pela atenção do leitor, o flyer fica confuso – e o leitor desiste de ler ele.

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