Como fazer um newsletter de qualidade?
Empresas precisam se comunicar com seus clientes e colaboradores. Isso é essencial, tanto para manter o interesse dos clientes, engajar colaboradores e incentivar novas propostas, quanto para atualizar o público da empresa, sobre os acontecimentos dela.
Mas isso não é tarefa simples. escrever um newsletter não é igual a escrever um e-mail ou relatório comercial. Também não é um simples “jornal da empresa”. E claro, não pode soar informal ou despretensioso.
Além disso, ele não pode ser um arquivo em PDF. Uma identidade visual impactante e marcante é fundamental, para seu newsletter funcionar.
Logo, como fazer um newsletter eficiente? Veja aqui, algumas dicas.
1. Contrate designers para a identidade visual
Não confie nas suas habilidades de design, se você não tiver formação na área.
Parece algo muito simples: uma página de texto em Arial 12, certo? Errado! Se você adotar algo como “Padrão ABNT” ou um Microsoft Standard, seu newsletter ficara comum.
E logo, não vai despertar a atenção dos leitores. Porque não basta ter um conteúdo relevante: ele precisa parecer interessante e ser agradável aos olhos.
Então, pense: qual é a identidade visual da empresa? Quais são as cores e símbolos associadas a ela? Qual o nível de formalidade?
Coloque tudo isso num briefing, e procure um designer gráfico digital.
2. Contrate redatores
Escrever um newsletter também não é algo simples. Você precisa saber como fazer um texto adequado. E fazer um texto de newsletter não é a mesma coisa que um empresarial, por exemplo.
Há diversos gêneros que compõe um newsletter. Há notícias, copywritting, storytellings, informes financeiros e administrativos… Esses gêneros não são fáceis, apesar de soarem simples. exigem estudos de fórmulas e estruturas de escrita.
Se você não as estudou, prefira contratar redatores. Seu trabalho será passar o conteúdo dos textos aos profissionais de redação. O deles, escrever.
3. Publique newsletters com uma periodicidade, minimamente, semanal
Não envie newsletter aos colaboradores todo o dia, a não ser que sua empresa tenha grandes acontecimentos todos os dias.
Porém, não demore muito mais do que uma semana. Dessa forma, você cria uma rotina na publicação, e habitua seus leitores a esperarem pelas novidades de sua empresa.
4. Peça textos curtos e relevantes
Seus leitores, dificilmente, vão reservar mais de uma hora do seu dia, para ler seu newsletter. Então, prefira textos curtos (100-200 palavras) e diretos.
Mas não exagere. Mais de 10 textos por edição pode cansar seus leitores. Além disso, os textos precisam ser relevantes.
O foco é sua empresa, e os acontecimentos mais importantes dela, ou de assuntos relacionados a ela: informes financeiros, novas parcerias, projetos de sucesso, notícias sobre funcionários que faleceram ou se aposentaram.
Colocar lides e hyperlinks ajuda a tornar o texto mais dinâmico, e interessante.
5. Quando for usar fotos, contrate profissionais
Não encha o newsletter de fotos, porque isso vai desviar a atenção do leitor.
Porém, quando for o caso de usar fotografias, contrate fotógrafos profissionais, que farão um trabalho de edição de foto mais adequado.