Como fazer uma boa campanha de financiamento?
Das coisas que a Pandemia de 2020 trouxe, para ficar, uma delas são as campanhas de pré-financiamento ou, pré-lançamento.
Essas campanhas, já existiam antes. Porém, com a iminente quarentena, que começou como um mês, mas terminou efetivamente apenas um ano depois (para alguns setores trabalhistas), elas se tornaram quase que uma ação de marketing inerente.
Assim, hoje em dia, o lançamento de novos produtos passa por campanhas de financiamento, pré-venda e pré-lançamento. Mais comum com livros e CDs (embora essa mídia esteja em baixa), qualquer produto pode utilizar-se delas.
Inclusive, se o produto for um serviço: por exemplo, a pré-inauguração de uma clínica de estética.
Porém, fazer uma campanha dessa natureza não é algo simples. Ela traz uma tônica e regras próprias. Quais são elas? Como fazer uma pré-venda de sucesso? Para saber mais, leia nosso artigo.
1. Seja criativo
Ser criativo significa vender seu produto de forma original. E no caso de uma pré-venda, isso não se faz da mesma forma que se faz uma venda. A campanha, também, não pode ser uma simples divulgação.
Você não quer apenas engajar clientes. Você quer que eles se interessem e comprem o produto que você oferta, antes de ele chegar ao grande público.
Logo, não basta apenas falar um “comprem”. É preciso convencer seu público. Além dos tradicionais storytelling e argumentos de autoridade, há recursos da internet.
Podemos citar memes, trends, lives, na qual uma pessoa fala, ao vivo, online sobre o produto.
2. Ofereça brindes e vantagens
Muitas campanhas de pré-venda se sustentam pelo desconto, a partir de uma demanda própria do nicho. É o caso de pré-lançamentos de escritores afamados. Basta haver um desconto, para haver interesse.
Se o seu produto não tem uma demanda ou nicho tão marcado, você precisa oferecer outras vantagens. São os famosos prêmios. Esses podem, ou não, ser proporcionais ao valor investido pelos clientes.
No caso de lançamentos de livros, eles podem incluir marcadores de página, acessos a vídeos de conteúdo complementar à obra, publicações menores, ou até outros volumes da editora.
Mas, se formos transpor isso para outros produtos, a lógica também funciona. Por exemplo, você está lançando uma peça de roupa ao valor mínimo de 50 reais, mas oferece uma peça-cortesia, para quem investir 80.
3. Trabalhe com varias faixas de preço
Como dissemos antes, pré-vendas que ofertem apenas o desconto servem, para produtos com nicho bem marcado. Para produtos que ainda não tenham fixação no mercado, oferte varias opções de investimento.
Por quê? Porque dessa forma, você conseguirá bater a meta financeira, em menos tempo.
Por exemplo: Se seu produto tem um custo inicial de mil reais, e o valor mínimo for 100, você precisará de pelo menos 100 compradores. Agora, se você tiver faixas de preço variadas, será preciso menos compradores.
Clientes daquele nicho pagarão mais, dessa maneira, diminuindo a necessidade de tantos compradores, para se atingir o valor mínimo. Mais do que isso, você pode, inclusive, superar a meta de investimento inicial.
A minha moior intenção é atingir a meta mais alta de venda