Como fazer uma faculdade, quando você precisa trabalhar?
Como estudar numa faculdade, enquanto você trabalha?
Fazer uma faculdade é uma oportunidade incrível de você aprender sobre uma área do conhecimento, expandir seus saberes prévios, ter experiências profissionais engrandecedoras e conhecer pessoas novas.
E claro, é um momento em que você dá uma nova guinada em sua vida, pois, mesmo que você não vá trabalhar na área onde se formou, você efetivamente está aprendendo uma nova.
Porém, não é barata, e a parte financeira pode atrapalhar tudo isso que falamos ai em cima. Muitos universitários conseguem bolsas; outros, os pais pagam o curso; alguns trabalham, mas a renda não é essencial em casa… E claro, têm as pessoas que precisam trabalhar!
E sobre essas, que esse artigo se refere. Se você é uma delas, você certamente já pensou em formas de otimizar seu tempo, reduzir gastos com a universidade, garantir um bom equilíbrio entre vida profissional e vida acadêmica, não é mesmo?
Entretanto, se você ainda não pensou nisso, não se preocupe. Aqui vamos dar dicas valiosas para você conseguir conciliar trabalho e estudos, dentro do que é possível em sua renda e horários!
Veja em nosso artigo.
1. Abuse dos e-books
Livros físicos são caros, no Brasil. Há uma série de coisas que encarecem eles, e aqui não importa falarmos dela. O importante é sabermos que eles são caros.
Logo, como fazer? A dica, aqui, é procurar e-books.
E-books, isso é, livros digitais, costumam ser bem mais em conta, do que livros físicos. O investimento em um aparelho para ler eles compensa, quando você percebe essa diferença de valores.
2. Vá à biblioteca!
Se você gosta de livros em papel, sua opção é a biblioteca da faculdade.
Os livros da biblioteca, talvez alguns sejam bem antigos, ou estejam riscados. Mas estão lá, de graça (desde que você não atrase a devolução), e trazem as informações mais essenciais da sua área de conhecimento.
Então, não se iluda com a ideia de uma biblioteca pessoal, se você ainda não pode arcar com ela. Vá à biblioteca!
3. Organize seu tempo
Você decidiu assumir duas tarefas importantes em sua vida: fazer uma nova graduação, enquanto trabalha. Logo, não tem jeito: organizar sua agenda é essencial.
Se na vida precisamos de 8 horas de sono, as outras 16 devem ser divididas de forma equilibrada, e bem direcionada.
Logo, faça uma agenda e cumpra ela, sem nem questionar a tarefa daquele momento. A melhor forma de você perder tempo é, diante de um tempo vago, não saber o que fazer. Para evitar isso, a dica é uma só: organização!
4. Faça resumos das aulas
Uma ótima forma de estudar é, durante as aulas, começar a criar resumos, mapas mentais e tópicos.
Pode parecer bobagem, ou obviedade, mas o fato é que eles vão agilizar (e muito) seu tempo de estudos fora da universidade.
Então, não existe em criar seus mapas e esquemas pessoais, tirar dúvidas, usar o tempo para obter informações. Depois, em sua casa, ficará muito mais fácil e rápido estudar.