Como financiar atletas? Por quê?
Se você tem uma empresa sabe: propaganda é a alma do negócio. Agora, como fazer essa propaganda, aí já é outra questão, porque há diversas formas e linguagens possíveis.
Uma delas é através do patrocínio de eventos culturais e esportivos, ou patrocinando atletas, e essa pode ser uma propaganda bastante eficiente, dependendo do tipo de negócio o qual você gerencia.
No caso de patrocínio esportivo, esse tipo de propaganda é tão eficaz quanto contratar um ator ou atleta, para falar.
Vale notar, nesse caso, que estamos falando de uma situação diferente, por exemplo, de um ator indo à TV falar de seu produto. O que estamos dizendo aqui é o caso de sua marca – o logo dela – estar em uniformes, flyers e banners e outros equipamentos esportivos.
Quais são as vantagens dessa propaganda? Como fazê-la? Confira:
1. Os esportistas não precisam falar nada
Basta eles estarem com o uniforme e… Lá está sua marca. Basta o jogo estar acontecendo, e lá está a sua marca. Do ponto de vista do marketing, é uma grande economia com redação publicitária, equipe de produção, compra de espaço em grade…
2. Todos prestam atenção à marca
Sua marca estará em um uniforme ou banner – e estará durante um jogo. Ou seja, será notada, independentemente do esforço dos esportistas. Basta que o público esteja interessado em perceber o jogo.
Em outras palavras: não tem como não ver sua marca. Isso pode parecer pouco, mas esse efeito (ver sem parar) cria uma sensação de familiaridade, do público, com o logo.
3. A torcida fará propaganda indireta
Imagine que você patrocina um time da série A: todos os torcedores desse time, usando os uniformes, estarão divulgando sua marca. É um poder de alcance enorme, para além do estádio desportivo. Além disso, você vai atingir públicos que não gostam do esporte, mas convivem com o torcedor.
4. Associe sua marca ao esporte
Associar sua marca a uma atividade com apreço e aprovação popular – o esporte – é associar ela aos valores transmitidos pelo esporte: superação, união, trabalho em equipe, alegria, etc. É uma forma de você acrescentar valor à sua marca, sem precisar de um discurso publicitário explicito.
5. Apoiar esportes pode gerar incentivos fiscais
Apoiar uma organização desportiva, principalmente uma voluntária, é um ato que – proselitismos à parte – é bom para sua marca.
Essencialmente, o ideal é que governos federais apoiassem seus esportistas, e fundações preocupadas com eles. Mas não é assim que funciona. Logo, associar o patrocínio ao esporte a incentivos fiscais pode parecer meio equivocado.
Mas é uma benesse que permite o avanço de muitos atletas e equipes.
Como fazer para divulgar patrocinar?
Se você se interessou por patrocinar esportistas, a primeira coisa a fazer é encontrar uma agencia de publicidade que trabalhe com esse tipo de publicidade.
Caso você prefira fazer independentemente, o mais adequado é criar um programa de incentivo aos esportes, com a equipe de marketing de sua empresa. Então, procurar agentes e confederações esportivas, com sua proposta.