Como funciona a prova de Língua Estrangeira do ENEM?
Confira as dicas que separamos para você
A prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criada em 1998 para avaliar os estudantes que haviam terminado o ensino médio.
Uma das provas que fazem parte do ENEM é aquela de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que conta com 45 questões no primeiro dia de provas. Nesta seção, os estudantes irão encontrar 5 questões de língua estrangeira.
Na prova do ENEM, é possível optar por uma língua estrangeira (inglês ou espanhol). Mas, os estudantes devem ter mente que alcançar uma boa pontuação na prova pode impactar de forma decisiva a nota final do ENEM e, assim, é importante que você saiba como se preparar para enfrentar as questões dessa seção da melhor forma possível.
Para te ajudar a obter um bom resultado na prova, separamos um resumo com dicas que irão te ajudar a estudar para a seção de língua estrangeira do ENEM 2024. Confira!
Língua Estrangeira no ENEM: estrutura da prova
As questões de língua estrangeira no ENEM estão presentes na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no primeiro dia de provas.
Além disso, como mencionamos, as perguntas de língua estrangeira representam 5 das 45 perguntas de toda a prova de Linguagens e aparecem em primeiro lugar no caderno de provas.
A prova de língua estrangeira tem como objetivo avaliar a capacidade de compreensão e interpretação de textos em língua estrangeira. Praticamente todas as questões de língua estrangeira contam com algum tipo de texto verbal ou não verbal. Dessa maneira, uma das principais habilidades que o estudante deve ter para conseguir um bom desempenho nessas questões é a interpretação de texto.
Ao mesmo tempo, as questões também poderão abordar temas diversos de gramática e vocabulário da língua estrangeira escolhida pelo candidato.
Língua Estrangeira no ENEM: tópicos mais abordados
fundamental que você entenda quais serão os tópicos mais cobrados pelas questões de língua estrangeira do ENEM. Via quais são eles:
- Interpretação de texto;
- Falso cognatos;
- Semântica;
- Vocabulário;
- Identificação da função de um texto;
- Artigos definidos e indefinidos.
Por fim, não se esqueça de que os tipos de gêneros textuais são abordados com frequência pelas questões de língua estrangeira no ENEM.
Você deve estudar esses assuntos com atenção tanto se a sua opção for inglês como se for o espanhol.
Dicas: como estudar para a prova Língua Estrangeira do ENEM?
Muitos estudantes não sabem como devem se preparar para enfrentar as questões de língua estrangeira do ENEM. Veja, a seguir, algumas dicas que separamos para te ajudar:
Pratique a sua interpretação de texto
É muito importante que você adquira o hábito de ler textos e charges em língua estrangeira para praticar a sua habilidade de interpretação.
Tenha em mente também que maior parte das questões de língua estrangeira do ENEM aborda interpretação de texto. Mas, é importante também que você domine regras básicas de gramática e vocabulário.
Estude com edições anteriores
Saiba que a teoria das matérias de forma isolada pode não ser o suficiente para a prova do ENEM: é preciso que você se prepare também com as questões da prova. Dessa forma, você será capaz de identificar as principais características e exigências da prova e poderá direcionar os seus estudos para um foco específico.
Assim, tente se preparar para enfrentar as questões de língua estrangeira usando provas de edições anteriores do ENEM. Por meio dessa estratégia, você será capaz de entender como a prova funciona na prática e como os diferentes assuntos podem ser cobrados.
Tente expandir o seu vocabulário
É fundamental que você tente sempre expandir o seu vocabulário da língua que você escolheu, uma vez que o ENEM costuma testar o vocabulário dos candidatos nessas questões, principalmente abordando falsos cognatos;