Como funciona o cadastro reserva no Concurso Nacional Unificado?
O Concurso Nacional Unificado (CNU) tem vagas em várias áreas. As provas estão marcadas para maio de 2024.
O cadastro de reserva do Concurso Nacional Unificado (CNU) tem deixado os candidatos com dúvidas. Além das vagas disponíveis de imediato, há também uma lista de espera?
Entenda a seguir!
Veja também: Concurso CRESS SP: salários de até R$ 5 mil; veja os detalhes
Afinal, vai ter cadastro reserva no Concurso Nacional Unificado?
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) propõe um concurso unificado com 6.640 vagas imediatas. Além das vagas mencionadas no edital, há a chance de contratação para candidatos em lista de espera.
Os detalhes são os seguintes: Um banco de cadastro reserva será criado com todos os candidatos que não foram aprovados como primeira opção de cargo.
Sendo assim, um banco de candidatos aprovados em lista de espera poderá ser utilizado para processos de contratação temporária.
Como funciona esse cadastro reserva?
Se o candidato não passar na primeira escolha de cargo, mas passar na terceira, ele ainda estará na lista de espera para as opções 1 e 2.
Desse modo, para entrar na lista de espera do Concurso Nacional Unificado, o candidato precisa alcançar a pontuação mínima exigida nas provas.
O cálculo das notas será feito somando as notas ponderadas das provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, a nota ponderada na prova discursiva e a nota ponderada na avaliação de títulos.
Vagas do Concurso Nacional Unificado
O CNU está oferecendo um total de 6.640 vagas em diversos níveis de ensino, divididas em 8 blocos temáticos.
Aqui está a distribuição das vagas:
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas
- Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação: 597 vagas
- Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas
- Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas
- Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas
Sobre o CNU e seus objetivos
O Concurso Nacional Unificado é um jeito novo e diferente de escolher quem vai trabalhar para o governo. Ele foi criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Dessa forma, esse novo jeito de fazer concurso consiste em realizar as provas para os cargos públicos em todos os estados e no Distrito Federal ao mesmo tempo.
Assim, o objetivo é garantir que todos tenham as mesmas chances de conseguir um cargo público, seguir regras iguais na realização das provas, melhorar a seleção dos servidores públicos, dando mais importância às qualidades necessárias para o trabalho no setor público e garantir que a escolha dos candidatos seja feita de forma imparcial em todas as etapas do concurso.
Sobre as provas
Para se preparar para uma prova, comece definindo seus objetivos e o que é mais importante para você. Depois, organize um plano de estudos com um cronograma claro. Dê prioridade às disciplinas que têm mais peso no exame.
Ademais, quanto aos materiais de estudo, opte por livros, apostilas e videoaulas confiáveis. Pratique bastante com exercícios e simulados para fixar o conteúdo. Lembre-se que é fundamental praticar a escrita da redação e simular a prova em casa para se acostumar com o tempo. Gerencie bem o tempo durante a prova, distribuindo-o de forma estratégica e não se prenda em questões que você não tem certeza. Por fim, revise cuidadosamente suas respostas antes de entregar a prova.
Veja também: Confira lista com os concursos abertos em todo o país