Como fundar um negócio “pet friendly”?

Nos últimos anos, o perfil das famílias brasileiras, em geral, mudou. Se antes as famílias eram nucleares (mãe, pai, filhos), hoje, nem sempre há esses três pilares, e a eles, acrescenta-se mais um: animais domésticos.

Números recentes do mercado pet mostram que houve um aumento significativo nas adoções e consumo de produtos para animais – para cães e gatos, principalmente –, mas existem cerca de 39 milhões de aves domésticas e quase 3 milhões de pets de outras espécies.

Logo, empresas precisam investir em negócios pet friendly, se quiserem crescer. Um serviço “amigo dos animais”, porém, não é apenas um local que permite a entrada de cães.

Para entender melhor, leia nosso artigo.

 

Pet firendly: um serviço que atende tutores e animais

Quando pensamos em um serviço que seja receptivo para animais, a maioria das pessoas fala em lojas e shoppings que permitam a entrada deles.

Isso é um serviço pet friendly. Mas é básico. E pode gerar algum desconforto ou conflito. Por exemplo, em um restaurante, pode acontecer de o animal sentir fome ou sede, ou precisar fazer suas necessidades.

Essa preocupação afastará potenciais clientes de locais que não estejam prontos para receberem animais.

Para seu serviço se destacar, é preciso que o serviço de fato acolha aos animais, atendendo suas necessidades, para que os tutores se sintam confortáveis de estarem lá, com eles.

Para tanto, não basta aceitar a presença de animais. É preciso ter o cuidado de preparar o local para receber eles. Isso passa por uma adaptação e reorganização arquitetônica do espaço.

 

Aposte em pisos fáceis de lavar, e banheiros pet

Locais e serviços que aceitam animais precisam considerar a possibilidade do bicho urinar ou defecar no local. Por mais que ele seja treinado.

Se isso se tornar um aborrecimento, seu lugar não será, verdadeiramente, pet friendly. Dessa maneira, adapte o espaço, com pisos que facilitem a limpeza em casos de acidentes, e tenha um espaço, para os animais fazerem esse uso.

E claro, garanta a higiene do local.

 

Ofereça alimentação adequada

Outro ponto importante, em locais pet friendly, é no que se refere à alimentação. Se você tiver alimentos adequados para cães e gatos, os tutores frequentaram o local com mais tranquilidade.

Para garantir uma oferta de qualidade, procure a opinião técnica de um veterinário. Você vai atender a públicos diversos, prefira uma ração mais genérica, que atenda a qualquer animal.

E claro, tenha potes específicos para eles. Não sirva rações e aguas em uma tigela com aparência “improvisada”, e nem naquelas que são de uso humano.

 

Treine sua equipe

Ser pet friendly significa ter empregados que gostam dos animais e de suas características, bem como, que saibam lidar com elas. Ou seja, seus funcionários não podem ter alergia, nem medo de mordidas ou grandes problemas com urina.

Além disso, eles precisam conseguir fazer o trabalho, em meio a latidos, e eventuais correrias e “vazamentos” de urina ou fezes.

Então, tenha uma equipe preparada para agir com naturalidade e compreensão.

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