Como fundar um restaurante de culinária internacional de sucesso?

 

Restaurantes de culturas internacionais são sempre interessantes e divertidos. São uma chance de experimentarmos as comidas tradicionais de outros países. Por “internacional”, queremos dizer uma culinária que não seja a brasileira, tradicional.

E claro, alguns países, como a Itália, o Líbano, a Alemanha e Portugal foram tão presentes nas ondas migratórias do final do século 19 até meados do século 20, que algumas pessoas já nem pensam em pratos como “lasanha”, “kibe” ou “caldo verde”, como internacionais.

E hoje, com a intensa troca de informações e receitas na internet, mesmo pratos como um kimchi coreano ou um curry indiano parecem pouco internacionais.

Mas o fato é que eles são, se considerarmos a cultura tradicional brasileira, em que há um uso massivo de grãos como milho e feijão e tubérculos como mandioca e batata.

Logo, como fazer um restaurante em que há uma ênfase em culinária de outros países, de forma original e destacada? Veja nossas dicas e faça sucesso nas panelas.

 

1.      Assuma uma posição

“Assumir uma posição” nesse caso, significa decidir quais serão as adaptações que você fará, em seu restaurante, para se aproximar mais, ou menos, dos padrões brasileiros de culinária.

Como assim?

Um exemplo claro é o de restaurantes “indianos” no brasil: a maioria deles se utiliza de receitas com os temperos apimentados ou picantes diminuídos ou até suprimidos, a fim de agradar o paladar brasileiro.

Você precisa ter isso em mente, na hora de abrir seu restaurante, e a opção por não fazer conceções, em termos de ingredientes, pode ser seu diferencial.

 

2.      Pesquise

Imagine que você quer abrir um restaurante de culinária chinesa. Apenas de falarmos isso, já é possível antever o cardápio: frango xadrez, chop suey, yakisoba. São pratos chineses, ou tradicionalmente associados à China – mas que estão em todos os restaurantes do nicho em questão.

Se você quer inovar, ser original e explorar novos gostos e aromas, a dica é pesquisar – ingredientes, receitas, aspectos culturais.

A culinária de um grupo social reflete aspectos de sua cultura social, religiosa e até política. Podemos pensar nas “comidas de santo” dos povos iorubanos, que trazem fundamentos dos orixás – e a história da nação a que ele se remete.

 

3.      Monte seu espaço

Seu espaço físico pode ser um atrativo – ou não. No Brasil, há tanto restaurantes africanos e chineses estereotipados, quanto lugares “neutros”.

O espaço físico pode ser um atrativo do seu estabelecimento estereotipado “pra gringo ver”, ou pode ser um local sem “traços característicos”. Porém, você precisa fazer essa escolha – e assumir o peso dela.

Um restaurante é alimentação e cultura, claro, mas é também um comércio. O que você quer vender?

 

4.      Crie seu diferencial

Aqui entra muito de marketing. Hoje em dia, há restaurantes de quase todos os tipos. O que vai diferenciar o seu? Qual é a história do seu lugar? Ele é mais tradicional ou contemporâneo? É mais criativo ou clássico? Ele traz questões familiares?

Qual é a narrativa do seu negócio?

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