Como gerar engajamento em pontos turísticos não tradicionais?

Quem trabalha com turismo sabe que, nesse ramo, há duas possibilidades maiores, dentre as muitas existentes: lidar com points turísticos tradicionais e lidar com points não convencionais.

A grande vantagem do primeiro caso é que eles se vendem quase sozinhos. Qual é a dificuldade, quando você vai levar um grupo para o Cristo Redentor?

Esses locais atraem pessoas do mundo todo, todos os anos, e esses turistas sabem o que buscam, quando estão lá. A desvantagem é que, nesses casos, há milhares de concorrentes.

Isso não acontece em locais turísticos pouco convencionais. São locais muito vinculados a um nicho específico, de forma que a concorrência tende a ser menor. Porém, aqui as dificuldades são outras.

Para entender melhor o que queremos dizer, leia nosso artigo, e crie suas estratégias de negócios.

 

1.     Conheça o nicho que você quer investir

No turismo não convencional, você está trabalhando com nichos, muito mais do que com ideias gerais sobre algo. Como assim?

Pense no Louvre: até quem não se interessa tanto por Artes ou Arqueologia, visita o museu francês, por ter uma noção mínima sobre a cultura ocidental.

Isso não acontece, por exemplo, com turismo religioso ou turismo LGBTQIA+. São nichos de mercado, com questões, locais e objetivos específicos.

A chave para ter sucesso é conhecer quais são essas questões e objetivos, isso é, saber como vender um pacote que vá interessar esse público.

 

2.     Invista em marketing digital

Uma forma de você engajar points turísticos pouco convencionais é através de marketing digital. Você precisa fazer o local se tornar conhecido, dentro daquele nicho com o qual quer trabalhar.

Isso significa que você precisará dar um direcionamento e recorte ao seu trabalho, com turismologia. Por um lado você perde clientes de viagens “tradicionais”; por outro, você se torna referência naquele segmento específico.

Podemos pensar em agências voltadas ao público LGBTQIA+, por exemplo. Os pacotes e passeios de uma agência desse segmento devem focar – e divulgar – locais que tenham importância histórica e social para pessoas daquele grupo.

Seus clientes serão mais restritos, mas em compensação, você se torna uma referência naquela parcela do mercado.

 

3.     Crie parcerias com empresas locais

Outra estratégia para alavancar points turísticos segmentados é firmando parcerias, com empresas e serviços locais.

Esse é o caso de empresas de turismo histórico em comunidades quilombolas. Essas empresas fazem parcerias com comerciantes e produtores daquele local, para que os viajantes tenham experiências engrandecedoras.

Essas parcerias podem incluir visitas a lugares de importância social, naquela comunidade; refeições da culinária local; apresentações artísticas daquela sociedade, dentre outros.

 

4.     Tenha uma infraestrutura de ponta

Para que seu negócio de turismo não convencional se destaque, ão deixe de ter uma infraestrutura de alta qualidade.

Invista em meios de transporte seguros e eficientes, contrate uma equipe de escolta, se for o caso, contrate tradutores-intérpretes.

Para o turista de local não convencional, é importante que a experiência seja engrandecedora, dentro do interesse daquele segmento, mas também seja segura de ser realizada.

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