Como gerar engajamento nas redes sociais?

Ajustando alguns detalhes sua rede social irá crescer muito

Uma das melhores ferramentas do marketing digital é o uso das redes sociais, para gerar engajamento ao produto ou ideia vendida. E uma das formas de gerar engajamento é com o trabalhado de influenciadores.

Para gerar o engajamento, por sua vez, estratégias de comunicação são necessárias.

Existe uma série de ferramentas de SEO (como o hashtag e as palavras-chave) que fazem o conteúdo chegar até o público, para além dos simples uso de publicidade paga.

Para engajar nas redes sociais é preciso usar estratégias – muitas delas vindas do marketing de guerrilha.

Para entender como fazer uma boa campanha, acesse nosso artigo!

1.     Participe das trends

“Trend” vem do inglês, significa “tendência”, e o termo reflete bem o cerne das redes sociais: unir pessoas em um objetivo em comum (uma coreografia, uma imagem alusiva, um listagem de informações pessoais), cada uma com sua forma específica e peculiar de “contribuir”.

Logo, uma forma de você gerar engajamento no seu produto ou marca é associando ele a uma trend.

Pode ser solicitando que o usuário poste um vídeo ou imagem com o produto, pode ser associando ele a uma coreografia, pode ser pela gravação do uso e consumo do produto.

Por exemplo, se você quer engajar um alimento, crie uma trend que envolva as pessoas consumindo ele pela primeira vez, tendo reações e ele.

2.     Faça lives

Lives são transmissões ao vivo pelas redes sociais, e foram um recurso que se popularizou e aprimorou durante a pandemia de Corona Vírus em 2020. Elas permitiram que as pessoas se relacionassem em tempo real.

Logo, são um ótimo recurso para gerar engajamento, pois em uma live, além da possibilidade de falar sobre o produto ou ideia, há a visualização do público e a possibilidade de interação entre os apresentações e a “plateia”.

As lives podem ser para debater o produto, para testar seu uso, para conhecer os envolvidos, ou simplesmente como uma forma de entretenimento, mas com a menção ao produto.

 

3.     Faça colaborações

As colaborações, em redes sociais, podem significar diversas formas de publicação, dentre as quais as chamadas “reacts” (de “reação”), os “remixes” e os “recebidos”.

Esses três formatos de trend se pautam no chamado “marketing do absurdo”, por serem publicidades indiretas.

O “react”, como o nome indica, é a uma reação, de uma pessoa, ao vídeo de outra. Assim, o influenciador A posta um vídeo tocando piano, por exemplo, e o influenciador posta o vídeo dele reagindo ao vídeo de A.

No caso de publicidade, a reação pode ser de B reagindo ao vídeo de A consumindo um produto ou difundindo uma ideia.

Os “remixes” são uma ideia parecida com a da trend: trata-se de um vídeo os influenciadores sendo “dublados”. O recurso pode ser usado como uma forma de promover o produto, a partir de diálogos cômicos.

Um “recebido” é um vídeo de um influenciador recebendo um produto e reagindo à abertura do pacote, suas primeiras impressões dele, e suas demonstrações de agradecimento ao remetente.

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