Como gerenciar uma franquia de roupas?

Franquias são sempre uma opção de negócio. Porém, como fazer a sua franquia funcionar? Veja algumas dicas.

Sonho de consumo de pessoas que querem empreender, franquias são sempre uma opção mais ou menos segura de se abrir um negócio. Mais ou menos, porque é preciso ter um tino comercial, alinhado ao senso de oportunidade.

E nesse contexto de franquias, talvez as mais rentáveis sejam alimentação e moda. E dentro dessas duas possibilidades, aquela que é menos exigente em termos técnicos (não tem produtos perecíveis) é a moda.

Claro que há a questão ambiental, mas tivemos grandes avanços nesse sentido, com marcas de material sustentável, e melhoria na qualidade.

Assim, se você quer investir em um negócio, talvez uma loja de roupas seja uma boa opção. Porém, como fazer a sua franquia funcionar? Veja algumas dicas.

 

1.     Escolha um lugar estratégico

Uma das maiores vendedoras de roupas básicas do Brasil tinha, em 2020, 794 lojas em toda a América Latina. O que isso significa em termos diretos? Que a franquia dessa marca, talvez, não seja tão rentável.

Isso porque ela está presente em quase todos os shoppings centers de São Paulo, para ilustrar. Assim, uma nova franquia dessa loja precisa ser em um local estratégico, uma local sem concorrência, e que tenha um bom fluxo de clientes em potencial.

Assim, antes de abrir uma franquia de loja de roupas, procure um local onde ela não está presente.

 

2.     Conheça as normas da franquia

Franquias têm normas, seja em identidade visual, seja em diretrizes sobre operações, marketing, atendimento ao cliente, layout da loja. Conheça essas, e siga-as.

Essas informações são passadas em reuniões e treinamentos sazonais. Então, não deixe de participar deles, para se manter atualizado sobre práticas, produtos e políticas.

 

3.     Faça uma rígida Gestão de Estoque

Use sistemas de gestão de estoque para monitorar produtos e manter um controle rigoroso de sua franquia.

Assim, você equilibra o montante de peças com alta saída, com aquelas menos buscadas. Isso permite que você faça uma análise dados, para ir ajustando reposições, conforme haja demanda.

 

4.     Treine sua equipe

Na hora de contratar funcionários, procure pessoas com experiência no segmento, ofereça treinamento, para garantir um atendimento ao cliente de excelência.

Além disso, incentive a equipe com programas de bônus coletivo e crie um ambiente de trabalho saudável e acolhedor.

Sem uma equipe forte e unida, sua franquia não vai atrair o público.

 

5.     Invista no Marketing e em Promoções de lançamento

Faça campanhas de marketing local, para atrair potenciais clientes para a franquia e, dessa forma, fixar a imagem da loja na comunidade. Isso inclui um evento de abertura, promoções de lançamento e parcerias com outras empresas próximas.

E não se esqueça de divulgar tudo nas redes sociais, para fixar e consolidar o nome da loja no bairro.

 

6.     Mantenha um bom Relacionamento com a matriz

Mantenha um canal de comunicação direto e regular com a matriz, para se manter alinhado à cultura da empresa, receber apoio financeiro se for o caso, e assim, consolidar seu nome. Isso permitira você crescer e se fortalecer.

 

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