Como gerir negócios “de bairro” com sucesso?

 

Uma das maiores dificuldades de microempresas locais é sobreviver às grandes redes. Os negócios “de bairro”, muitas vezes, são deslanchados por corporações de porte nacional, ou até internacional, desmotivando novos empreendimentos.

Contudo, sobreviver nesse campo é possível. Não é fácil, claro, mas com algumas estratégias, focadas principalmente no cliente e em produtos exclusivos, dá para você prosperar.

Contudo, fica a dúvida: Como um mercadinho supera um hipermercado, por exemplo? Ou ainda, como uma confecção local consegue alavancar vendas, com uma loja de uma rede que investe em propaganda televisiva?

Quer saber quais são as formas de “vencer” os grandes? Leia nosso artigo, e veja seu negócio progredir!

 

1.      Invista no atendimento diferenciado

As lojas “de bairro” têm uma vantagem que as franquias não conseguem, na maioria das vezes: o atendimento diferenciado.

Isso é, um atendimento focado no cliente, em suas necessidades exclusivas, na personalização de suas compras.

Isso pode ser um imenso diferencial, na hora de abrir um negócio. Um local onde os vendedores tenham, mais do que interesse em vender, interesse em mostrar seu produto, ganha destaque.

Os funcionários são mais do que atendentes. Eles se tornam consultores daquele segmento, engajando as vendas.

 

2.      Crie ofertas personalizadas

Outra forma eficiente de gerar engajamento entre os consumidores, é por meio de ofertas personalizadas. Para isso, você precisa criar um canal de comunicação eficiente, com os clientes, para conhecer seus interesses e demandas.

A partir daí, você direciona o comércio de um produto específico, para um cliente específico. Seu cliente vai se sentir contemplado, por estar sendo colocado em primeiro plano, ao ter acesso a produtos exclusivos.

Então, o próprio cliente será um engajador de seu negócio, divulgando o atendimento e o produto. Além disso, ele não consumirá apenas as “ofertas exclusivas”.

Cupons de datas especiais, como aniversários e dias comemorativos, também podem ser utilizados, para a personalização.

 

3.      Faça eventos no seu comércio

Fazer eventos, na sua loja pode ser uma oportunidade de você atrair novos fregueses, fidelizar os antigos, e dar destaque à marca.

Em lojas de roupas, há menos possibilidades – mas você pode fazer uma palestra com uma consultora de moda, por exemplo.

Em locais de alimentação, é bem mais fácil. Trata-se de chamar grupos musicais, fazer eventos de degustação, palestras com cozinheiros, e demais gastrônomos, dentre outros.

Os eventos atraem novos frequentadores, na medida em que os participantes publicam fotos e vídeos em redes sociais, fazem transmissões ao vivo, dentre outros.

Além disso, um evento pode atrair a presença de imprensa, que fará o seu local ganhar destaque.

 

4.      Invista em pequenos produtores

Lojas grandes, geralmente, não têm produtos artesanais, ou de microempresas. Logo, esse é um nicho o qual você pode investir.

No caso de lojas de roupas, trata-se de adquirir produtos de confecções menores, ou mais autorais. No caso de restaurantes, a ideia é comprar alimentos artesanais, ou de empresas menores.

Então, além de você auxiliar fabricantes locais, seu comércio se sobressai por trazer itens criativos e diferenciados.

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