Como identificar um coach fraudulento?
Um dos trabalhos que mais vemos hoje em dia é o de coach. Isso é, o de um palestrante ou orientador profissional (ou financeiro, ou pessoal), que presta serviços de aprimoramento.
Esses serviços podem ser para pessoas ou para empresas, e em alguns casos, eles podem ser um investimento bastante custoso.
Diante disso, vemos muitos coaches e “gurus” surgindo. Contudo, nem todos são sérios. Há diversos gurus fraudulentos, atuando em empresas, ou vendendo serviços para pessoas.
Como identificar eles? Como saber qual palestrante chamar para “dar um gás” no seu negócio? Veja nosso guia de como reconhecer coaches fraudulentos.
1. Qual é a formação do coach?
O primeiro passo para saber quem é um coach sério, é vendo a formação individual. Há “gurus dos negócios” que vêm uma formação acadêmica altamente qualificada.
E há aqueles que “aprenderam com a vida”; que falam sobre negócios sem nunca terem feito, sequer, um MBA.
Em alguns casos, esses palestrantes motivacionais, evidentemente, poderão trazer diversas informações e propostas relevantes.
Porém, se o coach não tem formação específica, pesquise o trabalho dele com atenção. Veja se ele faz parte de uma associação séria, como a ABRACEM, por exemplo.
2. Veja o histórico do coach
Palestrantes de sucesso têm um histórico de sucessos. Ou pelo menos, de eventos e participações com uma boa reação, por parte do público.
Se você pensa em contratar um coach, pesquise sobre outros eventos anteriores que o coach fez, para saber se esse é o caso.
Acesse a página pessoal do “guru” e veja comentários. Assista aos vídeos que ele eventualmente tiver. Procure textos, entrevistas e livros.
Um palestrante de orientação sem um histórico de palestras é, no mínimo, suspeito.
3. Questione aquilo que parecer inusitado, e veja a reação
Um coach equilibrado e sério precisa estar pronto para receber críticas. Se você tem dúvidas sobre um palestrante, questione (com gentileza) as informações que ele traz.
Um profissional de orientação bem capacitado irá responder suas dúvidas com atenção e comprometimento. Charlatões sempre procuram manipular seus críticos, para parecer que o problema é deles.
Se algo assim acontecer, suspeite: um palestrante motivacional sério não irá fazer te constranger, por você ter dúvidas.
4. Use o bom-senso
Há coaches e palestrantes que procuram inovar suas palestras e atividades, com ações inusitadas – e arriscadas –, vide o caso do coach que levou 32pessoas sem experiência em montanhismo, para uma expedição em uma montanha de dificuldade média.
Ações desse tipo não trazem aprimoramento pessoal. Trazem riscos a integridade física e mental dos participantes.
Use seu bom-senso, quando um “guru” apresentar ações “inovadoras”. Nem todo trabalho precisa ser “inovador”. Porém, ele sempre precisa ser ético e empático.
5. Peça um plano de ação exclusivo
Coaches sérios vão criar um plano de aperfeiçoamento exclusivo para sua empresa. Se você quer contratar um, peça para ele enviar o plano antes.
Um profissional capacitado vai ouvir e analisar suas demandas, com sensibilidade, foco na empresa e clareza. Serviços de coach padronizados trazem resultados genéricos.