Como ingressar na USP? Veja as 3 opções
A Universidade de São Paulo (USP) é uma das mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil e também da América Latina. Trata-se de uma universidade pública com ensino e pesquisa de alta qualidade. A USP conta com uma estrutura multicampi, com campi em diversas cidades do estado de São Paulo, atraindo estudantes de todo o país.
A USP oferece uma ampla gama de cursos de graduação, pós-graduação e programas de pesquisa em áreas que vão desde ciências exatas e humanas até engenharias, medicina e artes. Com uma ótima reputação em nível nacional e internacional, a universidade é reconhecida em várias áreas do conhecimento, tendo os seus programas acadêmicos e cursos consideradores como os melhores do Brasil.
Nesse sentido, a USP desempenha um papel importante na produção de pesquisa científica e tecnológica, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico, social e cultural do nosso país. Pela a sua excelência acadêmica, os cursos da USP são muito desejados por quem tem o interesse em fazer uma boa graduação para entrar no mercado de trabalho com um currículo relevante.
Diante disso, há muita competitividade e alta concorrência na disputa pelas vagas nos cursos da USP que, além de gratuitos, são reconhecidos amplamente pela sua qualidade. Dito isto, é claro que ingressar nessa universidade não é nada simples e exige que o candidato se destaque em meio a milhares de outros estudantes que buscam pela mesma oportunidade.
No entanto, em busca da democratização do acesso ao ensino superior de qualidade, a USP promove diferentes formas de ingresso em seus cursos de graduação, visando acolher os mais variados perfis de estudantes. Veja a seguir quais são as formas possíveis de se tornar um aluno da USP!
Formas de ingresso da USP
É de amplo conhecimento que a principal forma de ingresso na USP é o Vestibular FUVEST, realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular. Esse é um dos processos seletivos mais concorridos em todo o país e é conhecido também pelo nível de dificuldade das provas.
Vestibular Fuvest
O Vestibular Fuvest é dividido em duas fases. Na 1ª fase, a Fuvest aplica uma prova objetiva com questões de múltipla escolha abrangendo várias disciplinas do ensino médio, como Matemática, Português, Biologia, Química, Física, História, Geografia, Inglês e questões interdisciplinares. Essa fase possui caráter eliminatório, ou seja, os candidatos que não atingirem uma pontuação mínima são eliminados e não participam da última fase.
A 2ª fase consiste em provas dissertativas específicas de acordo com a área de interesse do candidato. As provas abrangem disciplinas específicas relacionadas ao curso escolhido, como Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Português e Redação. Além disso, há também uma prova de habilidades específicas para alguns cursos, como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Música.
O Vestibular Fuvest oferece o maior número das vagas disponíveis para ingresso na graduação, com reserva de vagas para estudantes de baixa renda, para negros e para pessoas com deficiência.
Enem USP
Também é possível ingressar na USP usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), através do Enem USP. Essa modalidade de ingresso foi criada pela USP para substituir as vagas que anteriormente eram destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Na inscrição para o Enem USP, os candidatos podem escolher até três cursos de uma das áreas de conhecimento disponíveis: Ciências Biológicas e da Vida, Ciências Exatas e Tecnológicas, ou Ciências Humanas e Sociais. Após o período de inscrições, as listas de aprovados são divulgadas no site da Fuvest, responsável pelo processo seletivo, por meio de chamadas sucessivas, até que todas as vagas sejam preenchidas.
Provão Paulista
Por fim, a USP conta também com uma forma de ingresso voltada exclusivamente para estudantes da rede pública de ensino de São Paulo. O Provão Paulista foi criado pelo Governo do Estado para facilitar o ingresso dos estudantes das escolas estaduais em diversas instituições de ensino paulistas, entre elas está a USP.
Esse processo seletivo se dá por meio de avaliação contínua e progressiva dos estudantes de São Paulo ao longo do Ensino Médio. Desse modo, todos os alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino de SP participam da avaliação. O acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada pelos alunos.
Leia também: Começa hoje (20) o prazo para interpor recurso contra resultado do atendimento especializado do Encceja 2024; saiba mais!