Como lidar com clientes difíceis?

 

Uma das maiores dificuldades de profissionais que realizam atendimento ao público é com o atendimento a clientes “difíceis”. Por “difíceis”, várias interpretações podem ser colocadas. A que queremos aqui é a de uma pessoa agressiva ou intransigente.

Claro que uma regra é fundamental, nesse caso: que prevaleça a ética interpessoal. O cliente nem sempre tem razão.

Se a situação dele é extremamente estressante, você até entende, um pouco de ironia e sarcasmo, e termos mais chulos. Mas tudo tem um limite.

Logo, como lidar com situações empresa-consumidor desgastantes? Veja nosso artigo e aprenda a lidar com clientes difíceis.

 

1.     Faça escuta ativa

Quando você for lidar com alguém estressado, intransigente, ou superexigente, ao invés contra argumentar “de cara”, comece praticando a escuta ativa.

Chame o outro lado à razão e peça um relato detalhado. Peça que o consumidor fale com calma, dentro da razoabilidade, até que você consiga compreender o lado dele.

Se necessário, escute o cliente falar sobre situações que não tenham relação direta com seu atendimento, até que ele consiga se reorganizar mentalmente.

O primeiro ponto é: não pareça estar com pressa. A ideia aqui é acabar com más-impressões em relação ao seu serviço.

 

2.     Use da heurística do afeto

A heurística do afeto é uma teoria sobre a forma como tomamos decisões, e ela se baseia na influência de emoções, nas escolhas racionais. No atendimento ao cliente, essa abordagem é essencial.

Em termos práticos, significa criar, de alguma maneira, laços emocionais com o outro, a fim de que suas emoções negativas sejam revertidas.

Por exemplo, quando o cliente procura a empresa para reclamar de taxas abusivas. Pela heurística do afeto, a melhor forma de abordagem seria pelo acolhimento, e personalização do serviço.

Ou seja, você faz o cliente gostar da empresa, apesar dos reveses.

 

3.     Use da “Mentalidade zen”

Mentalidade zen é o nome de uma abordagem que pressupõem olhar para a situação tal qual alguém que não tem nenhum conhecimento dela. Em casos de atendimento ao consumidor, significa repassar comando básicos, mesmo se eles parecerem óbvios.

Um dos exemplos mais conhecidos é nos SAC de internet. A primeira coisa que o atendente sugere é, justamente, tirar os cabos da tomada e esperar 10 segundos.

Dessa maneira, você auxilia o consumidor, que às vezes não tem conhecimento sobre o serviço, evitando mas-impressões e procedimentos avançados desnecessários.

 

4.     Imponha limites éticos

Apesar de os SAC terem o intuito de solucionar problemas, eles são formados por pessoas. Logo, clientes difíceis devem ser orientados a se acalmarem, antes de o atendimento prosseguir, sob o risco de terem de responder legalmente por suas palavras.

A inimputabilidade do cliente é um mito. Clientes podem ser processados, se estiverem agindo de maneira inadequada, mesmo que a vítima da situação seja ele.

Dessa forma, não aceite abusos, no SAC. Imponha limites éticos e ameace tomar medidas legais, caso a pessoa atendida não esteja conseguindo se acalmar e agir com decência.

Sob assédio, encerre o atendimento e acione o Jurídico.

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