Como lidar com clientes inadimplentes?
Um dos profissionais que atendem ao público é a inadimplência. Dados recentes do Serasa Experian mostram que mais de 70 milhões de pessoas têm dívidas no Brasil.
Entretanto, a cobrança se faz necessária, afinal, a inadimplência é prejudicial, não apenas para o cliente e a empresa – mas também para o país. Com desfalques, o crédito nacional tende a diminuir, e com ele, a possibilidade de compras do cidadão comum.
Logo, reduzir os índices de dívidas é vital, para que a economia de uma nação gire de maneira correta. Entretanto, muitas pequenas empresas não sabem como fazer isso.
Ou antes, não sabem, sem parecerem abusivas, pois existem regras para que a cobrança aconteça de forma adequada. Você sabe quais são elas? Sabe como cobrar alguém?
Veja nosso artigo, e não sofra perdas econômicas.
1. Contrate auxilio legal
Não pense em fazer a cobrança de maneira informal. No Código de Defesa do Consumidor há uma série de artigos sobre os direitos do cliente. Incluindo o direito a ser cobrado de maneira correta (artigo 42).
Logo, para evitar ações desmedidas, textos agressivos, ou distorções da realidade, prefira a ajuda de um advogado. Há uma série de procedimentos a serem evitados, seja em ligações, e-mails ou cobrança presencial.
Esse profissional fará um texto legalmente adequado, e vai, inclusive propor o nosso tópico seguinte.
2. Procure soluções extrajudiciais
Soluções extrajudiciais são aquelas nas quais você não precisa autuar a outra parte, a fim de se conseguir o resultado obtido. Ou seja, você não precisa processar o devedor. É uma maneira amigável de agir.
Nela, você expõe a situação ao devedor, mostra-se compreensivo, propõem soluções e facilidades, e busca maneiras de resolver o problema, sem prejuízos.
E, no caso de um agravamento da cobrança, tem um importante argumento a seu favor.
3. Crie um padrão de cobranças
Na hora de cobrar suas dividas, não faça distinções a seus clientes. Crie um padrão de cobranças, incluindo nele propostas de solução, propostas de facilidades e maneiras de criar a comunicação empresa-consumidor.
4. Ofereça facilidades
Uma facilidade é um recurso que visa a quitação de uma dívida, e ela pode ser estabelecida por meio de descontos, extensão de prazos, parcelamentos maiores, suspensão de juros e afins.
A facilidade precisa ser estabelecida de maneira a não criar uma nova dívida, e nem prejudicar as suas contas.
5. Interrompa seu serviço
Esse caso precisa ser feito com extremo cuidado, dentro da legislação, mas pode ser um “incentivo”. Ele funciona melhor em serviços contínuos – como o caso de fornecimento de energia elétrica.
6. Acione o SPC
O Serviço de Proteção ao Crédito é um serviço ligado ao Banco Central, e sua função é estabelecer decisões de crédito a pessoas físicas e jurídicas.
Ter o “nome no SPC” é um sinal de inadimplência, que pode prejudicar alguém, em termos de consumo. Logo, é uma opção (incisiva, vale dizer).
Para tanto, é imprescindível que o acionamento seja feito, a partir de uma série de procedimentos legais, intermediados por advogados.