Como lidar com fracassos profissionais?
Uma das maiores dificuldades, quando pensamos em vida profissional, é lidar com os fracassos pessoais. E aqui, a palavra “fracasso” vem no sentido mais objetivo, possível, sem julgamentos morais, como é o caso do peso simbólico da palavra “loser” em inglês.
Um fracasso é, objetivamente, um projeto, trabalho, aula, curso ou demais empreitada de não teve quase nenhum resultado positivo. Um fracasso é uma experiência desagradável. É algo que não levou a nenhum resultado esperado.
e não tem problema você falar que teve um fracasso. A positividade tóxica de alguns coaches tenta evitar a palavra. Não faz sentido você não chamar de “fracasso” algo que não deu certo.
O “pulo do gato” é a forma como você vai lidar com isso. E aqui está um ponto a se considerar. Aqui entramos no momento em que sua atitude será o diferencial.
Como lidar com um fracasso profissional?
1. Encare a situação de forma realista
Como falamos aqui, não adianta nada você chamar um fracasso de outra coisa, que não “fracasso”. Entender que a situação deu errado é o primeiro passo, para você repensar ela.
Seja franco consigo mesmo. Veja o que você estava esperando, e o que aconteceu e se resultou de facto. Se os resultados obtidos forem muito distantes dos resultados esperados, não se engane:
Foi um fracasso.
E está tudo bem, caso tenha sido a primeira vez. O erro é tentar mascarar o resultado negativo com eufemismos.
2. Aprenda com seu fracasso
Aprender com o primeiro fracasso é o que define o “tudo bem” do tópico anterior.
Se foi a primeira vez que você implementou o projeto, e ele foi um fracasso, tudo bem. o importante é você aprender com ele. Aprender o que deu errado. Se preparar para a próxima fase, ou para refazer o projeto.
O primeiro fracasso não é um problema tão grande, se você conseguir aprender como não repetir ele, entendendo o que pode ser mudado.
Poucos projetos têm um sucesso imediato. Eles são resultados de várias tentativas e erros. Cases de sucesso são uma somatória das análises críticas de muitos fracassos.
3. Aprenda a autoindulgência
Autoindulgência ou autopiedade é o nome que damos ao sentimento de reconhecermos nosso erro, e nos perdoarmos diante dele.
Um fracasso não foi culpa sua, se você se dedicou ao máximo. E às vezes, você precisa do fracasso para entender que, na verdade, você não se dedicou ao máximo, como achou que havia.
De qualquer forma, o importante é que você se não fique se culpando. Não fique, nem mesmo, remoendo a culpa que você tenha tido.
4. Não faça do seu fracasso, um espetáculo público
Seu fracasso profissional é algo exclusivamente seu.
Você não ganha nada, fazendo dele seu cartão-de-visitas. Seja impessoal, na hora de falar sobre seu fracasso, salvo se você estiver falando com as pessoas diretamente relacionadas ao projeto.
Se você falar mais do que o essencial, vai se expor diante de pessoas que, ocasionalmente, vão usar seus erros contra você.