Como lidar com projetos que não atingiram seu objetivo final, no trabalho?

 

Um dos maiores problemas do trabalho empresarial, por vezes, é lidar com projetos que não atingiram seu objetivo final, seja totalmente, seja parcialmente.

Isso porque, quando fazemos um projeto, esperamos alguns resultados. Se não atingimos a eles, naturalmente, ficamos frustrados.

Porém, há um ensinamento antigo que diz que um erro só é um erro, quando dele não tiramos nenhum aprendizado. E isso é bastante válido no caso de projetos corporativos.

Então, como lidar com projetos que não atingiram seu objetivo final?

 

1.      Como chamar um projeto que não atingiu seu objetivo?

Pode parecer algo pequeno, mas a diferença entre dizer que um projeto “fracassou” ou “não atingiu seu objetivo final” é imensa.

Isso porque, o fracasso é uma ideia de algo que não trouxe nada de proveitoso, em um processo. Se você não atingiu seu objetivo final, não pense que você fracassou.

Entenda que o projeto apenas não teve os resultados esperados. Se você fez o seu melhor, você certamente não fracassou.

Não atingir um objetivo faz parte do processo.

 

2.      Entenda o que saiu do esperado

Se você não atingiu um dado objetivo, é porque alguma coisa saiu do que era esperado.

E isso pode se dever a vários fatores. Pode ter sido falha humana, falha operacional, falhas que ultrapassam a esfera da empresa…

Por exemplo, se você trabalha com reposições, e precisa fazer um fornecimento de materiais em um local propenso a enchentes, enfrentar uma enchente é um fator que ultrapassa sua capacidade de lidar com situações adversas.

E existem situações nas quais acontece algo sem precedentes. Por exemplo, no dia 04 de outubro de 2021, quando as redes sociais e aplicativos de comunicação passaram por uma pane global.

Foi uma situação adversa sem precedentes e, certamente, ela atingiu negativamente o resultado final de muitos projetos.

 

3.      Pondere os resultados alcançados

Às vezes, você precisa entender que os resultados atingidos não eram os esperados, mas, considerando fatores adversos, eles foram satisfatórios.

Por exemplo, o caso de uma situação de luto. É um fator adverso, inesperado, e atinge o resultado final, em qualquer projeto. Assim, você precisa ponderar sobre até onde foi possível chegar.

Não pense que o resultado foi “aquele”, mas que foi “aquele, apesar de”.

 

4.      Estude as condições adversas

A melhor forma de evitar que os resultados continuem fora do esperado é estudando, do projeto encerrado, o que não contribuiu para atingir a meta proposta.

Entender o que aconteceu, e o porquê, é essencial, para que, nos projetos seguintes, essa adversidade seja considerada nas metodologias de trabalho.

 

5.      Compartilhe os seus pareceres

Compartilhar os pareceres sobre o projeto que não atingiu os resultados esperados é vital, a fim de que a equipe (ou as equipes) envolvida acrescente esse fator, em sua metodologia de trabalho.

Compartilhando os resultados, novos treinamentos serão necessários, afinal, o que vinha sendo feito antes se mostrou ineficaz frente aos problemas então encontrados.

Por isso, um estudo coletivo é essencial aqui.

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