Como organizar loja de instrumentos musicais?
Como abrir e organizar uma loja de instrumentos? Veja em nosso artigo.
Lojas de instrumentos musicais são um negócio de enorme importância para músicos (claro), e pessoas que estão buscando aprender um instrumento musical.
Isso porque, esses locais, mais do que um espaço de vendas, servem como um espaço social para diferentes públicos. Músicos profissionais conversam com amadores, alunos de música conhecem professores, e todos se atualizam nas mais diversas oportunidades do mercado.
Assim, uma loja de instrumentos musicais pode ser uma ótima oportunidade de negócios para quem quer empreender, e gosta de música.
Entretanto, para que a sua loja tenha uma boa e fiel clientela, não basta colocar violões nas paredes, e abrir os portões. Seu negócio precisa ter um diferencial.
Logo, como abrir e organizar uma loja de instrumentos? Veja em nosso artigo.
1. Analise a concorrência
A primeira coisa a fazer, antes de você ter qualquer negócio, é ver onde ele será aberto. Onde será a sua loja de instrumentos musicais?
Se você está em São Paulo e sua resposta for “Na rua Teodoro Sampaio”, sinto lhe dizer, mas as chances de falência são enormes. O logradouro é conhecido, com razão como a “Rua dos instrumentos musicais”, justamente porque algumas das maiores lojas do Brasil estão lá.
Assim, antes de decidir abrir uma loja, escolha um local com pouca oferta – isso é, com pouca concorrência.
2. Não é só sobre música
Uma loja de instrumentos musicais não é apenas um local que vende equipamentos. Ela precisa ser um local no qual os músicos – amadores ou profissionais – se sintam bem recebidos e valorizados.
Ou seja, sua loja precisa ter um ambiente acolhedor, que permita que os instrumentos sejam testados, que permita que os frequentadores se reúnam para discutir ideias, trocar impressões e afins.
3. Aposte na variedade
A sua loja de instrumentos musicais precisa ter variedade de produtos. Não apenas violões e guitarras, e não apenas de duas ou três marcas mais conhecidas no mercado.
Tenha uma boa diversidade de instrumentos, de empresas menos famosas, e também exemplares das novidades do mercado musical (amplificadores e mesas de som de alta tecnologia, por exemplo). Dessa maneira, sua loja vira uma referência, ainda que local.
O que, na verdade, é o mais importante. Sendo uma referência local, você faz os músicos da região “economizarem tempo”, que eles gastariam indo até as lojas-referência.
4. Contrate músicos
Para que sua loja seja bem classificada, você precisa ter vendedores que conheçam bem os produtos. Se o produto é um instrumento musical, a melhor pessoa para vender eles será…
Um Músico! Não precisa contratar alguém formado no Conservatório de Tatuí, mas uma pessoa que conheça instrumentos, saiba tocar e afinar eles, saiba falar sobre eles em termos técnicos etc.
Isso dará credibilidade a sua loja, fará com que os clientes se sintam bem atendidos e amparados, ajuda a criar um clima descontraído no interior dela.
Curiosidade: um dos maiores músicos brasileiros do passado, Ernesto Nazareth (1863-1934) começou sua vida como “testador de partituras” em uma loja de pianos, no RJ.