Como otimizar a escrita de artigos SEO?

Você sabe como melhorar sua produção de conteúdo? Veja aqui!

 

Quem trabalha com escrita criativa, produção de conteúdo e redação publicitária sabe: nessa área, a quantidade é importante. Um redator de SEO precisa escrever bastantes textos, para ter uma renda interessante.

Porém, no início, é comum que a produção diária do profissional não seja tão grande. Isso desanima muitas pessoas, que gostam de escrever, gostam de marketing, mas não sabem como se aprimorar nesse campo de trabalho.

Então, esse artigo é para essas pessoas, e se você é uma delas, veja nesse artigo algumas das principais dicas e aprendizagens que eu tive, ao longo desses anos, como redator.

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1.     Desenvolva sua “fórmula”

Escrever SEO, por mais técnico que seja, tem uma “fórmula” que varia de pessoa a pessoa. O redator experiente desenvolve a sua própria e, todos os seus artigos terão “a sua cara” por assim dizer. Isso otimiza seu tempo de produção.

Essa fórmula precisa seguir alguns conceitos e princípios da redação de conteúdo, é claro. E elas podem variar um pouco, dependendo do briefing.

E afinal, o que é a “formula”? É uma maneira de organizar seu artigo, para que você não precise pensar no formato do texto – e sim no seu conteúdo.

Uma estrutura como: “introdução, perguntas retóricas, tópicos” é uma fórmula, por assim dizer. Porém, a partir dela, cada redator imprimirá sua personalidade.

 

2.     Saiba quais são as palavras-chave – e trabalhe a partir delas!

Todo o artigo SEO terá palavras-chave, porque SEO significa “Search engine optimization”, isso é, “ferramentas de otimização de busca”, e as palavras-chave são uma das principais delas.

Essa palavra pode ser uma frase, o nome de uma empresa, um conceito. Quando o redator recebe um briefing, em 90% das vezes ele terá as palavras-chave listadas.

Isso ajuda a otimizar o tempo porque, sabendo quais palavras o texto deve conter, ao redator vai caber apenas o trabalho de criar o conteúdo que se relacione a elas.

Parece difícil, mas não é. É muito mais complexo receber um briefing sem palavras-chave porque, então, você precisa supor aquilo que o cliente quer que seja o foco.

 

3.     Aposte nas perguntas retóricas

Uma das melhores ferramentas de otimização de tempo, na redação de um artigo SEO é a pergunta retórica. Você sabe por que?

Acabei de fazer isso. Uma pergunta retórica é uma maneira de você encaixar as partes do texto, com dinamismo.

Ao invés de você gastar palavras e mais palavras, apresentando conceitos e ideias, você pergunta ao leitor sobre elas, gera engajamento. Inspira e incentiva o leitor a desenvolver seus aspectos críticos sobre o que vira a ser dito.

 

4.     Faça citações

Citações são uma ótima maneira de você otimizar seu tempo de escrita de SEO, além e conferir autoridade às suas palavras.

Ao citar uma pessoa, você pode fazer o discursos indireto livre, ou seja, falar o que alguém disso, usando suas palavras. E mais do que isso, colocando um hyperlink até a fonte do texto.

 

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