Como otimizar suas aulas: 3 dicas para professores
Se você é professor, provavelmente sabe: as aulas nunca são tão longas quanto esperamos que que seja. Isso porque, perdemos tempo importante com coisas como chamada, questões de disciplina, passar matérias na lousa, ou verificar a entrega de trabalhos.
Dessa forma, alguns professores planejam aulas de só 30 minutos, quando a grade horária é de 50, ou de 70, quando, a grade é de 90.
Para alguns professores, isso pode vir a ser um problema, já que suas matérias são longas e dispendiosas, isso é, precisam de mais do que 30 minutos diários, para um avanço significativo.
Diante dessa situação, o que o professor pode fazer? Como otimizar o tempo de sala de aula (se a otimização for importante)? Confira 5 dicas (que, no futuro, serão a realidade geral da educação no mundo).
Mas antes…
Será que é mesmo importante, otimizar tanto assim, o tempo, na sala de aula?
Você, professor, pode também, considerar que essas questões que ocupam a aula, mas não são matérias, como questões pedagógicas importantes para seus alunos.
Conversar, fazer a chamada, perguntar sobre a vida dos alunos e outras questões, pode ser fundamental, para construção de noções de cidadania entre os estudantes.
1. Escreva menos na lousa
Parte do tempo perdido em sala de aula se deve ao professor escrever demais, na lousa. O ato de o professor apagar a lousa, se virar, começar a escrever, e daí em diante, gasta muito tempo de aula.
Ao invés de escrever demais, uma opção interessante pode ser enviar os conteúdos pelo e-mail dos alunos, levar cópias de xerox, usar conteúdos de livros didáticos, fazer atividades que prezem menos pelo registro…
Copiar da lousa é importante, e em alguns ciclos (como o de alfabetização, do 1º ao 3º ano do Fundamental I) é obrigatório. Mas não precisa acontecer sempre.
2. Chamadas diferenciadas
Fazer a chamada é importante para você conhecer os alunos, ter um registro de frequência, entre outros. Mas ela pode ser diferente.
Algumas escolas têm uma lista fixa, controlada pela secretaria da escola. Em outras, o professor entrega uma folha numerada, que serve como chamada E atividade avaliativa, e há claro, a lista que vai passando (e que pode ser alvo de fraudes).
De forma que, talvez, você possa se questionar: para que fazer chamada?
3. Seja mais tolerante à indisciplina leve, e apele para abordagens corretivas, nas graves
A indisciplina pode ser um verdadeiro problema na sala de aula. Há casos, claro, onde a escola ou a sala de aula passa por questões maiores que sua estrutura básica. Logo, controlar a indisciplina é impossível – o trabalho é no sentido de trabalhar “como der”.
Mas há casos onde a indisciplina acontece em graus variados. E nos graus mais leves, ela não precisa ser abordada com rigor. Uma “chamada de atenção” pode ser rápida e eficaz.
Em mais graves, prefira uma abordagem corretiva, isso é, não punindo o aluno, mas apontando o erro, e dialogando em busca de soluções.