Como pedir isenção da taxa no Concurso Nacional Unificado (CNU)? 

As inscrições para o "Enem dos concursos" serão feitas através do site gov.br. Veja como fazer a prova de graça. 

Não ter dinheiro não é motivo para não se inscrever em uma das vagas do Concurso Nacional Unificado (CNU). O concurso oferece isenção de taxa para alguns tipos de candidatos que queiram participar da seleção. Veja os requisitos a seguir!

Veja também: “Enem dos Concursos”: veja dicas sobre onde focar o estudo!

Quem pode pedir isenção da taxa?

O valor completo da taxa de inscrição é de R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para cargos de nível superior.

No entanto, é possível realizar a inscrição de forma gratuita se o candidato se enquadrar em uma das seguintes condições: estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ser estudante ou ex-estudante beneficiado pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), ou ser doador de medula óssea.

Ademais, as inscrições devem ser feitas até o dia 09 de fevereiro exclusivamente através do portal Gov.br. Os candidatos precisam criar uma conta no sistema, informando o CPF e seguindo as orientações fornecidas.

Para solicitar a isenção da taxa, o pedido deve ser feito pelo mesmo endereço até o dia 26 de janeiro. Ao solicitar a isenção, é necessário anexar documentos que comprovem o atendimento aos requisitos mencionados anteriormente.

Veja também: Veja os PRINCIPAIS concursos públicos ABERTOS em todo o país

Mais de 500 mil inscritos no Concurso Nacional Unificado

Vale ressaltar que o Concurso Nacional Unificado já alcançou mais de 500 mil inscrições desde que as inscrições foram abertas na última sexta-feira, 19 de janeiro. Os números atualizados foram divulgados pelo governo federal nesta segunda-feira, 22, por meio das redes sociais.

No primeiro dia, houve 217 mil inscrições, e a ministra do MGI, Esther Dweck, mencionou que estão sendo recebidas aproximadamente 30 inscrições por segundo. A expectativa é que o número de candidatos ultrapasse três milhões. Até agora, o bloco 8, para vagas de nível médio, tem o maior número de inscritos, seguido pelo bloco 7, Gestão Governamental e Administração Pública. Por outro lado, o bloco 6 é o que teve menos demanda até o momento.

Blocos temáticos

O CNU oferece mais de 6 mil vagas em 21 órgãos e ministérios, como o IBGE e o MGI.

Há oito editais, um para cada tema do concurso, disponíveis para consulta dos candidatos.

A Fundação Cesgranrio será responsável pela organização e aplicação das provas.

No total, serão 6.640 vagas para 21 órgãos e ministérios do governo federal.

As vagas foram divididas em oito blocos temáticos. Veja-os:

  1. Infraestrutura, Exatas e Engenharias
  2. Tecnologia, Dados e Informação
  3. Ambiental, Agrário e Biológicas
  4. Trabalho e Saúde do Servidor
  5. Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
  6. Setores Econômicos e Regulação
  7. Gestão Governamental e Administração Pública
  8. Nível Intermediário

O que é o Concurso Nacional Unificado?

Recentemente, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos propôs o Concurso Nacional Unificado, popularmente conhecido como o “Enem dos concursos”. Lançado em setembro, esse concurso permite que os candidatos se inscrevam para concorrer a várias vagas, pagando apenas uma taxa de inscrição.

Ademais, uma característica única desse processo seletivo é como as provas são aplicadas. Conforme anunciado pelo Governo Federal, o exame será realizado nacionalmente, abrangendo 220 cidades e seguindo uma abordagem semelhante à do Enem.

Desse modo, o principal objetivo do CNU é centralizar os concursos autorizados neste ano, simplificando o processo de seleção de novos servidores para diferentes órgãos e entidades do governo federal.

Por fim, o governo destaca alguns objetivos importantes desse “Enem dos concursos”, incluindo a promoção da igualdade de oportunidades no acesso a cargos públicos efetivos, a padronização dos procedimentos de aplicação das provas, o aprimoramento dos métodos de seleção de servidores públicos para priorizar as qualificações necessárias e o zelo pelo princípio da impessoalidade em todas as fases do concurso.

Veja também: Concursos em SP; confira as oportunidades! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.