Como saber qual é o melhor modelo de currículo para você?

Veja como escolher o melhor modelo de currículo de acordo com o seu perfil profissional e os objetivos que você pretende alcançar.

O mercado de trabalho vem passando por muitas transformações nos últimos tempos e está cada vez mais competitivo para quem está em busca de emprego. Seja para se inscrever em concursos públicos ou enviar a sua candidatura para oportunidades de estágio ou emprego em empresas, você vai precisar de um bom curriculum vitae (CV).

Mas como saber qual o modelo de CV mais indicado no seu caso entre os diferentes tipos de currículo? Nesta matéria, reunimos dicas de especialistas em recrutamento e seleção da plataforma OnlineCurrículo para ajudar você nessa escolha.

1. Defina como será o visual do seu currículo

O visual do CV influi na primeira impressão sobre a sua candidatura, tanto pela escolha das cores e fontes quanto pela forma de organizar as suas informações. Como regra geral, é melhor manter o currículo em preto e branco para se candidatar a concursos, estágios ou empregos em áreas mais tradicionais. Mas, dependendo do caso, também pode ser interessante usar um toque de cor para mostrar um pouco da sua personalidade no CV.

Entenda o impacto das cores no currículo

Estes são alguns exemplos de como o uso de cores no currículo pode destacar o seu perfil profissional:

  • Azul: é uma cor muito usada em comunicações corporativas e pode ajudar você a transmitir profissionalismo em seu CV.
  • Cinza: é uma opção segura para dar um toque de cor no currículo mantendo um visual sóbrio e elegante ao CV.
  • Verde: uma boa opção para quem quer trabalhar na área de saúde ou em projetos ambientais, entre outros segmentos, já que a cor é associada a bem-estar e limpeza.
  • Vermelho: é uma opção mais arrojada, que demonstra autoconfiança e paixão pelo trabalho — por isso, costuma ser mais indicada para cargos de nível executivo.
  • Rosa (millennial pink): é uma cor considerada neutra nos dias de hoje e costuma trazer uma sensação visual agradável, tornando o seu currículo mais atraente.

Vale lembrar que um CV simples em preto e branco também pode chamar atenção pelo visual. Por exemplo, você pode ter esse efeito escolhendo um modelo com estilo minimalista, que deixa um bom espaçamento entre as seções e blocos de texto do currículo.

2. Saiba qual tipo de currículo é mais indicado para você

Assim como é bom conferir as opções de curso preparatório antes de se inscrever para um concurso, é bom saber qual é o tipo de currículo mais indicado para o seu perfil profissional e os seus objetivos de carreira. Você pode se basear nas seguintes informações:

Currículo cronológico

Ideal para quem já tem uma boa trajetória profissional, este é o tipo de currículo mais tradicional no mercado de trabalho brasileiro e pode ser feito de duas formas:

 

  • Currículo cronológico em ordem inversa, com cargo mais recente em primeiro lugar na seção de experiência profissional, destaca o estágio atual na sua carreira e mostra as suas ocupações anteriores em uma sequência que volta no tempo.
  • Currículo cronológico em ordem direta, mostra a lista de cargos mais relevantes de trás para a frente — ou seja, na mesma sequência em que aconteceram.

Currículo funcional

É um tipo de currículo ideal para a busca do primeiro emprego ou de um estágio profissional, já que a sua função é valorizar os pontos fortes da candidatura de quem ainda não tem uma trajetória profissional que agregue valor ao currículo. Se esse for o seu caso, você pode colocar a seção sobre educação/formação acadêmica antes da seção sobre experiências de trabalho, além de dar destaque às suas habilidades que forem mais relevantes para o cargo e/ou área de atuação de sua preferência.

Currículo misto

Também chamado de currículo cronológico funcional, o currículo misto combina os dois principais tipos de currículo profissional. Na prática, isso significa que você pode organizar as informações sobre as suas experiências de trabalho na ordem cronológica da sua preferência e ainda usar as mesmas estratégias de um currículo funcional para valorizar o seu potencial de se dar bem em uma oportunidade de estágio ou emprego.

3. Escolha o melhor modelo de currículo para você

Agora que você já tem uma boa ideia sobre o tipo de estrutura e visual mais indicado para organizar as suas informações profissionais, a dica é usar um modelo de currículo pronto para editar. Isso permite que você faça adaptações no conteúdo sempre que for possível personalizar o seu CV de acordo com a candidatura. Na plataforma do OnlineCurrículo, dá até para alterar o modelo mantendo as suas informações, o que é bastante útil se você quer alinhar ao máximo o seu material às expectativas de cada empresa ou órgão público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.