Como se motivar para estudar para um concurso público?

O grande desafio que alguém enfrenta, quando se propõe a estudar para um concurso é a motivação pessoal, para alguém estudar. Assim, como se motivar para estudar para um concurso público?

 

Quem estuda para um concurso público sabe que um dos maiores desafios enfrentados não é, propriamente, o conteúdo, embora esse possa ser um grande desafio, a depender do que se estuda.

O grande desafio que alguém enfrenta, quando se propõe a estudar para um concurso é a motivação pessoal, para alguém estudar.

Claro que alguém vai dizer que a maior motivação é se empregar, tenha vista que um emprego público traz inúmeras vantagens. E isso é, de fato, um grande motivador. Mas não é o único, nem deveria.

Isso porque, sem motivos concretos, você não consegue estudar de forma adequada. Isso é, você simplesmente decora o conteúdo, sem entender sua relevância, e não consegue aplicar aquilo, fora do contexto do concurso.

Isso torna o estudo desestimulante e cansativo. E o conteúdo, que você na eventual aprovação vai utilizar, é aprendido de forma incompleta e inconsistente.

Assim, como se motivar para estudar para um concurso público? Veja algumas dicas.

 

1.    Saiba quais são as suas motivações

Falar em motivações parece redundante. Muitas pessoas vão dizer que é o dinheiro e a estabilidade. E isso pode ser verdade, mas é em termos.

Se esses fossem os únicos motivadores de concurseiros, estudar para cargos como auditor da receita ou juiz federal seria fácil, no sentido de ser algo bem objetivo.

E sabemos que não é assim. Um cargo público é, mais do que apenas um emprego, algo que fará parte de sua vida.

Assim, para você estudar para um concurso, você precisa entender quais são os seus motivos de querer aquela vaga. O que motiva você naquele trabalho? Como você se imagina, ao trabalhar naquele cargo?

Essas são perguntas-chave para você optar por estudar para um ou outro cargo.

 

2.    Imagine as soluções para problemas profissionais apontados

Todos os trabalhos terão problemas. Todos os cargos têm desafios e questões, que devem ser enfrentados e solucionados com teorias, processos e etapas.

Pensar sobre eles a partir de sua perspectiva é uma forma tanto de você estudar, quanto de se motivar. Isso porque, aqui, você precisa ser criativo.

Você está se colocando nos estudos. Não se trata apenas de aplicar uma teoria, mas se desafiar a pensar sobre ela, a partir do que você está estudando.

Ao se desafiar com um problema prático (que será cotidiano naquele cargo), você estuda as situações daquele dia a dia, e pensa as diversas possibilidades de trabalhar a partir delas.

 

3.    Guie seus estudos a partir das áreas que você domina

Direcione seus estudos a partir das áreas que você domina, ou tem mais facilidade. Ao fazer isso, você fortalece seus conhecimentos em uma área, e começa a criar conexões com as demais.

Dessa maneira, você não apenas garante que terá uma pontuação melhor em uma área, mas reforça seus conhecimentos sobre outras, a partir de relações transdisciplinares, com embasamentos práticos.

Mais do que isso, ao fazer essas interrealções de áreas, você estimula sua criatividade e autonomia nos seus estudos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.