Como se proteger de espionagem industrial?

Você sabe como evitar que sua empresa seja actacada por espiões empresariais? Veja aqui!

 

Um dos maiores problemas que uma empresa pode ter é a espionagem industrial (ou espionagem empresarial). Esse tipo de crime digital consiste, como próprio nome diz, no “vazamento” de informações de uma empresa para outra.

Essa prática pode ter os mais diversos motivos, como: obtenção de informações privilegiadas, a fim de se ter vantagens em termos de investimentos; acesso a planos e arquivos importantes, visando o plágio; acesso a dados sigilosos, visando o comprometimento e falência, dentre outros.

O que pouca gente sabe é que ele existe. Bastante, ainda. Não se trata, contudo, de um ambiente glamoroso de filmes como os de 007, mas do compartilhamento de arquivos.

Logo, como se proteger desse problema? Veja em nosso artigo.

1.      Tome Medidas Técnicas

Uma medida técnica é aquela que se utiliza de tecnologias avançadas, para garantir a Segurança de Informações.

Você pode Gostar Também:

Entre essas tecnologias, podemos citar softwares de Criptografia, para tornar os documentos ilegíveis para quem não tenha os códigos de acesso.

Já, a adoção de antivírus, como Firewalls e Anti-malware. Vale lembrar que, nesse caso, um software de proteção gratuita é pouco recomendável.

Já redes segmentação de rede e uso de VPNs é essencial para garantir um acesso limitado aos dados da empresa.

 

2.     Controle o Acesso aos dados

Softwares que gerem Autenticação Multifator (MFA) – um sistema de autenficação que pressupões um código enviado a um aparelho, como os famosos “tokens enviado por sms”, por exemplo– para acessar dados são medidas eficientes, para garantir que o acesso à informação seja limitado e monitorado.

Limitar o acesso à informação é, igualmente, vital. Restringir ela aos diretores e gerentes da empresa pode ser uma forma eficaz de assegurar a empresa.

3.      Monitoramento e Auditoria de dados

Programas de gerenciamento de logs são fundamentais, para que a empresa consiga fazer a auditoria externa de forma clara e ilibada. Esses programas detalham todos os usos e buscas que uma máquina fez, por exemplo.

Além dele, tecnologias de Detecção de Intrusões (IDS em inglês) permitem a verificação do acesso às redes da empresa, assim, permitindo que tentativas de invasão sejam detectadas.

 

4.     Adote politicas comportamentais

Certos casos de espionagem industrial podem ser evitados com medidas comportamentais simples, tais como o uso obrigatório de crachás, e a instalação de câmeras de segurança. Isso desencoraja atitudes suspeitas, e identifica criminosos.

Já politicas internas de armazenamento documentos sensíveis (como a proibição de manter eles fora de uma sala de segurança) garantem que informações secretas não sejam visualizadas por pessoas não autorizadas.

 

5.     Registre a propriedade intelectual sobre os documentos produzidos

Criar Patentes e Marcas Registradas dos produtos e arquivos de sua empresa são vitais, senão para desencorajar a espionagem industrial, para garantir que, em caso de plágios e fraudes, sua empresa tenha vantagem jurídica em processos.

Para tanto, crie uma comissão de direitos autorais com advogados especializados em segurança da informação e propriedade intelectual, e faça com que todos os funcionários-chave assinem um termo de responsabilidade, para poderem acessar e manipular informações privilegiadas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.