Como se tornar corretor de imóveis?
O que estudar para ser um corretor de imóveis INCRÍVEL?
Uma das profissões mais conhecidas, para pessoas que não tenham formação universitária é a de corretor de imóveis. Além disso, a área, muitas vezes, é vista como uma possibilidade profissional, tanto para quem está começando, quanto para quem busca uma guinada profissional.
Porém, diferente do que muitas pessoas pensam, para se tornar corretor há um curso. O Curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), que pode ser feito por qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio.
Depois, é se inscrever no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), e então procurar emprego em imobiliária, ou atuar autonomamente.
Claro, porém, que há alguns cursos que você pode fazer para se aprimorar ainda mais (ou até mesmo cursos universitários). Você sabe quais são eles?
Veja em nosso artigo!
1. Formação inicial
A formação inicial, como dissemos, é em um Curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI). Os nomes podem variar um pouco, a depender a instituição.
Aqui você aprenderá coisas como Noções de Direito Imobiliário, Técnicas de Venda e Locação, Avaliação de Imóveis, Marketing Imobiliário, Finanças, dentre outros.
Eventualmente haverá um estagio supervisionado, essencial para você aprender com profissionais mais experientes.
2. Continuando os estudos
Não é obrigatório, porém, sabemos que um profissional mais capacitado consegue fazer seu trabalho com mais excelência.
Conhecer o cliente, saber se comunicar, saber sobre os imóveis e sobre a história do local onde eles estão são formas de atingir um nível de excelência em vendas e locações.
Por sua vez, ao fazer um bom trabalho técnico e administrativo, é possível atuar na área de imóveis intermediando locações, administrando condomínios e casas, prestando serviços de zeladoria, dentre outros.
Para tanto, há cursos que podem ser feitos.
3. Marketing
Assim, áreas como marketing e arquitetura são interessantes de serem estudadas, por quem quer atuar com imóveis.
A área de marketing é essencial, para que você consiga despertar o interesse de seu cliente, por meio das mais diversas técnicas persuasão e vendas. Afinal, corretores até têm uma salário.
Porém, ele costuma ser baixo, e são os negócios fechados que trazem bons rendimentos, por meio de comissões e prêmios de desempenho.
4. Arquitetura
Estudos de arquitetura podem ser essenciais, na hora de você vender um imóvel, principalmente se ele foi o projeto de algum arquiteto famoso, ou se o bairro ou cidade tem aspectos de interesse cultural ou econômico.
Você também pode estudar paisagismo, a fim de saber falar sobre jardins.
Isso porque, com conhecimentos de arquitetura, paisagismo e urbanismo, você não oferta apenas o imóvel. Você oferta ideais.
O curso não precisa ser uma graduação. Porém, precisa ter consistência o suficiente para que você desenvolva o olhar crítico.
5. Zeladoria
Esse é, principalmente, para quem quer atuar na administração de imóveis.
Com um curso de zeladoria, você aprende a identificar problemas técnicos e estruturais em imóveis, a fim de orientar proprietários em relação à manutenção e reparos.
Além disso, você consegue auxiliar possíveis compradores e locatários, trazendo informações relevantes sobre a infraestrutura do local.