Como se tornar editor de livros?

 

Embora publicar um livro pareça tarefa simples, lançar uma obra é um trabalho que envolve diversos profissionais, e o principal deles é (depois do escritor) o editor.

Figura central em uma editora, o editor de um livro não é, necessariamente, o administrador da casa de publicações, mas é o profissional responsável por fazer os livros acontecerem, e seu trabalho varia bastante, dependendo da editora na qual o profissional trabalha.

Assim, se você gosta de escrever e gosta de livros, provavelmente já se perguntou: como virar um editor de livros? Não existe fórmula mágica, mas aqui nós damos alguns caminhos.

 

1.      Quem é o editor?

Em jornais e editoras grande, há diversos cargos, e um deles é o do editor. Esse editor pode ser um editor de segmento (por exemplo, Editor de Ciências) ou um editor geral.

Essencialmente, o trabalho de um editor é selecionar e preparar textos seja de livros ou periódicos, dando sugestões de pauta e escrita, a necessidade de mudar algum conteúdo ou palavra…

Logo, editores são profissionais com profundo conhecimento sobre o gênero de livros com o qual trabalham e sobre os processos de produção de uma publicação.

 

2.      Formação

Você não precisa ser formado em Letras, para ser um bom editor. Você precisa, antes, ter interesse em trabalhar com o texto.

Assim, alguém formado em Engenharia consegue ser um bom editor, tanto quanto alguém formado em Letras ou Jornalismo. A diferença entre as duas últimas faculdades, para a primeira, é que no caso delas haverá muito mais matérias em escrita, linguística e teoria da comunicação.

E essas matérias são a natureza do trabalho editorial, por assim dizer. Editar significa organizar um livro.

 

3.      Comece “de baixo”

Como todas as profissões, a de editor de livros não é simples. Alguém não “vira editor” logo que sai da faculdade. A não ser que você funde sua editora, logo que sair da faculdade.

Mas nesse caso, você precisará estudar muito, para chegar no mesmo nível de excelência de um editor experiente.

Esses últimos, provavelmente, começaram com cargos menores dentro de suas casas de publicação, como revisor, secretário executivo, assistente administrativo, assistente editorial…

Todas essas formações permitem que você avance na carreira de editor, pois permitem que se conheça o mercado editorial e o trabalho com o texto, com mais segurança.

 

4.      Saiba como fazer trocas com os outros setores da editora

A não ser que sua editora seja bem pequena, ou seja ainda composta apenas por você, saber dos demais setores, e como eles vão trabalhar o texto que você está organizando, é essencial.

Por exemplo, o setor de marketing: eles precisam de boas premissas, para criar a campanha de lançamento da obra. Cabe ao editor dar esse auxílio. O setor de design precisa de um ponto de partida, para criar a arte da capa.

O editor precisa saber se comunicar e participar de todos os processos de edição de um livro. Pata tanto, vale a pena fazer cursos de especialização nesses setores.

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